O Sistema Faemg Senar está fortalecendo o trabalho dos Sindicatos de Produtores Rurais por meio do Programa de Assistência Gerencial (AGSPR). A iniciativa visa aprimorar a gestão das entidades, aumentar a eficiência e oferecer um suporte mais direcionado aos produtores rurais associados. Em Minas Gerais, mais de 180 sindicatos participam do programa, com 30 sindicatos no Sul de Minas recebendo a assistência. Destes, 15 sindicatos já estão concluindo as etapas do programa e começam a sentir os impactos positivos das mudanças implementadas.
O AGSPR é estruturado em seis módulos e se desenvolve ao longo de seis meses. As etapas envolvem diagnóstico gerencial individualizado do SPR (DGI), onde é analisada a situação atual de cada sindicato, que servirá de base para a elaboração de um plano de ações estratégicas personalizado para cada instituição. Em seguida, ocorre a adequação gerencial, que envolve a implementação das ações definidas no plano estratégico. Para complementar essa etapa, na fase de capacitação profissional gerencial, são realizados treinamentos para os gestores e colaboradores das instituições. Por último, é feita a análise e avaliação dos resultados.
Esse processo é complementado pelo projeto Conexão SPR’s, do Sistema Faemg Senar, que entrega equipamentos de última geração para a criação das “Salas do Produtor”. Nessa primeira fase, cerca de 280 Sindicatos de Minas Gerais receberam notebooks, webcams e Smart TVs, proporcionando uma infraestrutura moderna que facilita o acesso à informação e ao ensino a distância. Com essa estrutura, o Sistema reforça a conexão com os produtores rurais e amplia as oportunidades de capacitação para fortalecer o setor.
“O programa AGSPR está sendo uma ferramenta de transformação para os sindicatos rurais. Em todos os sindicatos assistidos na regional de Varginha, já pudemos constatar presencialmente nas entidades, a mudança e evolução das ações propostas pelo programa. Com isso, estamos ganhando mais associados, ampliando os serviços prestados e capacitando os colaboradores para ganharmos cada vez mais eficiência e agilidade,” destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.
O instrutor do AGSPR, Kelsen Nether, ressalta a importância do programa para fortalecer a gestão dos Sindicatos de Produtores Rurais: “Desenvolvemos um plano estratégico específico para cada sindicato, definindo missão, visão, valores e estabelecendo metas claras para que alcancem seus objetivos em um prazo determinado.”
Antes do AGSPR, Kelsen observou que muitos sindicatos não monitoravam o volume de serviços prestados, não divulgavam suas atividades e, raramente, realizavam análises de dados para apoiar a gestão.
“Agora, eles começaram a adotar uma gestão mais profissionalizada. Identificamos, também, a necessidade de maior divulgação das ações e serviços dos sindicatos, e trabalhamos isso com ações de marketing que já estão sendo implementadas, assegurando que os produtores rurais conheçam melhor o que os SPRs oferecem,” conclui Kelsen.
Os SPRs estão prontos para receber os produtores com tudo o que precisam: além dos serviços oferecidos pela entidade, contam com uma estrutura acolhedora, onde é possível desfrutar de um café fresquinho enquanto solucionam demandas e recebem orientações especializadas. Com serviços agora mais completos, os sindicatos fortalecem a conexão com os produtores, proporcionando um atendimento mais próximo e eficaz para impulsionar o desenvolvimento no campo.