Dois dias antes, eles foram premiados no 32º Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul
Dois cooperados da Minasul foram destaque no Cup of Excellence 2024, um dos concursos mais prestigiados no cenário da cafeicultura mundial. O anúncio foi realizado no último sábado (02/11), na cidade paulista de Franca. O evento reuniu os melhores cafés do Brasil e do mundo, destacando-se pela qualidade e inovação dos produtores. Os cooperados da Minasul concorreram em categorias distintas.
Dois dias após serem premiados no 32º Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul, os cooperados puderam comemorar novamente. Eles ficaram entre os melhores cafés do Cup of Excellence 2024. Rafael Naves de Figueiredo, da Fazenda Boa Vista, em Guapé (MG), e Pedro Gabarra Tavares, da Fazenda das Vertentes, em Oliveira (MG), competiram em categorias distintas.
Na Categoria Via Seca, Rafael viu seu trabalho ser reconhecido mais uma vez. Ele conquistou a quarta colocação, com 90,89 pontos. No Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul, ficou em terceiro lugar, com um lote de outra fazenda, alcançando 89,22 pontos, na Categoria Natural. Já Pedro foi ranqueado entre os melhores cafés da Categoria Via Úmida e ficou na décima primeira colocação do concurso, com 88,11 pontos. No 32º Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul, Pedro foi o campeão na Categoria Cereja Descascado, com 89,72 pontos.
O Cup of Excellence, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), é uma competição internacional que visa premiar os cafés de maior qualidade, avaliados por um rigoroso painel de juízes especializados. Neste ano, a edição contou com 612 amostras, sendo 40 delas selecionadas para a fase final do concurso, que aconteceu em Franca, cidade reconhecida como um dos maiores polos produtores de café do Brasil. A competição é um marco para o setor, reunindo produtores de diversas regiões do país que competem para classificar seus cafés entre os melhores do mundo.
O reconhecimento no Cup of Excellence 2024 reflete não apenas a dedicação individual dos produtores, mas também a força e a união da Minasul como cooperativa. A cooperativa tem se destacado no cenário cafeeiro brasileiro não só pela qualidade dos seus grãos, mas também pela capacitação contínua de seus cooperados, sempre em busca de inovação e sustentabilidade. Este resultado reforça o papel da Minasul como referência no agronegócio brasileiro, especialmente no setor de cafés especiais, que continua a se expandir globalmente.
“A participação dos cooperados da Minasul no Cup of Excellence 2024 é mais uma prova do potencial do café brasileiro e da excelência dos produtores locais, que, com o apoio da cooperativa, continuam a levar para o mercado cafés de altíssima qualidade, reconhecidos internacionalmente. Parabéns aos nossos cooperados pelo resultado”, enfatiza José Marcos Rafael Magalhães.