Modelo pioneiro em Minas está instalado na MG-459 entre Ouro Fino e Monte Sião
O pedágio eletrônico da EPR Sul de Minas, antes conhecido como sem cancela ou free flow, localizado na MG-459, entre Ouro Fino e Monte Sião, passa a oferecer aos usuários um prazo ampliado de até 30 dias para o pagamento da tarifa, para quem não utiliza TAGs de cobrança automática. O sistema de livre passagem pioneiro em Minas Gerais, sem a necessidade de barreiras físicas, oferece mais fluidez, menor emissão de poluentes e agora, uma maior flexibilidade no prazo de pagamento que antes era de até 15 dias. A medida já está valendo desde 14 de outubro.
O novo sistema tem sido bem aceito, registrando inadimplência em 2,9%, bem abaixo da média nacional. Em números acumulados entre 04 junho e 31 de outubro, o pedágio eletrônico de Monte Sião registrou a passagem de 304.715 veículos. A modalidade de pagamento mais popular continua sendo via tag eletrônica, utilizada por 48,8% dos motoristas, seguida pelo aplicativo da EPR Sul de Minas, que facilita o acompanhamento e a quitação das tarifas diretamente pelo celular.
“Com a ampliação do prazo de pagamento para 30 dias, nossa expectativa é que mais usuários se beneficiem da praticidade e economia proporcionadas pelas tags e pelo aplicativo. Estamos comprometidos em oferecer a melhor experiência para nossos usuários contribuindo para um trânsito mais sustentável e seguro", afirma Érica Kawatake, diretora da EPR Sul de Minas.
Outro diferencial do sistema é o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que proporciona reduções progressivas na tarifa para os motoristas que realizam várias passagens pelo mesmo trecho dentro do mesmo mês, podendo alcançar uma economia de até 72% no valor desembolsado. O objetivo é incentivar o uso das modalidades eletrônicas, reduzindo a necessidade de paradas e facilitando o trânsito local.
Além das opções tecnológicas de pagamento como TAGs e do aplicativo da EPR Sul de Minas, a concessionária disponibiliza 28 pontos de pagamento distribuídos por estabelecimentos comerciais na região, praças de pedágio e base operacional, oferecendo uma alternativa prática para os motoristas que preferem quitar as tarifas presencialmente. A concessionária também mantém equipes de apoio para esclarecer dúvidas dos usuários e incentivar a adesão às formas de pagamento digital. Para mais informações, os usuários podem ligar no 0800 290 0459 que funciona 24 horas por dia.
Esse modelo de cobrança eletrônica contribui para a redução da emissão de gases poluentes e o consumo de combustível, ao eliminar a necessidade de paradas que seriam exigidas em praças de pedágio convencionais. “A iniciativa faz parte do compromisso da EPR Sul de Minas em promover inovações que beneficiem tanto os usuários das rodovias quanto as comunidades lindeiras, fortalecendo o impacto positivo socioeconômico e ambiental na região”, reforça Érica Kawatake.
Investimentos
Ao longo dos 30 anos de contrato da EPR Sul de Minas, estão previstos investimentos de R$ 4,1 bilhões, com R$ 1,1 bilhão destinados aos primeiros sete anos. A concessionária segue investindo em pavimentação, sinalização e sistemas de drenagem, além de oferecer serviços essenciais ao usuário, como atendimento pré-hospitalar e mecânico, garantindo mais segurança e conforto.
EPR
A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura especializada em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo consolida a expertise e solidez da Equipav, com mais de 60 anos de experiência no setor, e da Perfin Infra, gestora de fundos de investimentos em infraestrutura, se responsabilizando por um portfólio de R$ 25 bilhões de investimentos contratados. A EPR prioriza a excelência na prestação de serviços, a segurança e o conforto dos usuários das rodovias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Hoje, a empresa conta com cinco ativos importantes: EPR Via Mineira, EPR Vias do Café, EPR Triângulo e EPR Sul de Minas, em Minas Gerais, e a EPR Litoral Pioneiro, no Paraná, totalizando 2.351 quilômetros de rodovias sob sua administração.