Notícias | Geral

Fatura alta? Conheça sete dicas para economizar com o cartão de crédito

Da redação | 22/10/2024 - 15:49:26
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta muito útil, mas, se mal utilizado, pode rapidamente se transformar em uma bola de neve quase impossível de ser controlada. Para muitos brasileiros a dívida com o cartão de crédito é a maior dor de cabeça enfrentada no cotidiano, e o cartão é o maior responsável por nomes negativados e problemas de relacionamento com bancos. Entre taxas, juros, assinaturas recorrentes e compras impulsivas, é fácil perder o controle dos gastos e se ver com uma fatura impagável. No entanto, existem diversas maneiras de evitar surpresas no fim do mês e até economizar no uso do cartão. Conheça as sete dicas práticas recomendadas por especialistas em finanças pessoais para te ajudar a reduzir suas despesas e fazer um uso mais inteligente do cartão de crédito.

Revise suas assinaturas de serviços e apps

Com a popularização dos serviços por assinatura para assistir programas de TV, ouvir música, controlar os treinos na academia, jogos online entre milhares de outras funcionalidades, é comum acumular diversos planos que, muitas vezes, nem utilizamos plenamente - no Brasil, duas a cada cinco pessoas afirmam estar sofrendo com um verdadeiro cansaço causado pelas assinaturas, diz a ExpressVPN. Para economizar, faça uma análise detalhada de todos os serviços que você assina.
Comece listando todos eles em uma tabela e veja quais realmente utiliza com frequência. Uma boa dica é verificar diretamente no aplicativo do seu cartão, que costuma listar todas as assinaturas ativas, inclusive aqueles períodos de teste grátis que foram esquecidos e passaram a realizar cobranças mensalmente. Cancele aquelas que você usa raramente ou procure alternativas gratuitas. Por exemplo, plataformas de vídeo como o YouTube oferecem conteúdo gratuito e podem substituir alguns serviços pagos, e planos gratuitos de plataformas de música como o Spotify podem possuir limitações ou anúncios, mas são funcionais para o dia a dia. Uma estratégia muito adotada pelos consumidores é a rotação de apps, por exemplo, é possível assinar o Netflix durante um mês e consumir seu conteúdo - no mês seguinte, a assinatura é cancelada e trocada por um concorrente como o HBO Max, permitindo que você assista aos exclusivos desta plataforma sem continuar os pagamentos para o serviço anterior.
Além disso, muitos aplicativos possuem planos familiares que podem ser divididos entre múltiplas pessoas, ajudando a amortecer o custo para cada um. Uma família criada no Apple One, por exemplo, pode pagar um valor reduzido pelo armazenamento em nuvem, streaming de músicas e até mesmo Apple TV. 

Aproveite os benefícios do sistema de pontos e cashback

Muitos cartões de crédito no Brasil oferecem programas de recompensas, como acúmulo de pontos ou cashback, que podem ser usados para abater parte da fatura, trocar por produtos ou até pagar passagens aéreas. Se o seu cartão possui esses programas, use-os a seu favor.
Por exemplo, se você tem um cartão que oferece cashback, concentre suas compras no crédito para maximizar esse retorno. Alguns cartões chegam a oferecer até 2% de volta em compras, o que pode representar uma economia significativa ao longo do tempo. Já no caso dos pontos, verifique regularmente quantos você tem acumulado e como pode usá-los de maneira vantajosa, seja trocando por produtos, viagens ou abatendo na fatura. Caso seu cartão de crédito atual não ofereça benefícios atrativos, é possível negociar com o emissor ou, se desejável, explorar apps de fintechs que oferecem cartões com menos restrições e maior disponibilidade de benefícios, como o Inter, Nubank, e Mercado Pago. 

Negocie anuidade e taxas com o seu banco

Muitos consumidores não sabem que é possível negociar a anuidade do cartão de crédito com o banco. Dependendo do seu histórico como cliente e da relação com a instituição financeira, você pode conseguir isenção ou um bom desconto.
Se o seu cartão possui uma anuidade alta, entre em contato com o banco e questione sobre a possibilidade de redução ou até mesmo eliminação da taxa. Outra alternativa é migrar para um cartão sem anuidade, que oferece as mesmas facilidades, mas sem essa cobrança adicional. Com a crescente concorrência entre bancos digitais, várias instituições oferecem cartões sem anuidade e com boas trajetórias de aumento de limite e negociação.

Use apps de controle financeiro

Uma das principais razões pelas quais as pessoas perdem o controle da fatura é a falta de acompanhamento dos gastos. Por isso, utilizar aplicativos de controle financeiro pode ser uma excelente forma de monitorar suas despesas em tempo real. Apps como Guiabolso, Mobills ou Organizze ajudam a categorizar suas despesas e mostram para onde seu dinheiro está indo.
Esses aplicativos permitem que você defina metas de gastos e emitem alertas quando você está perto de ultrapassá-las. Além disso, eles podem enviar notificações quando uma nova cobrança for realizada no cartão, ajudando a identificar imediatamente cobranças indevidas ou recorrentes que você tenha esquecido de cancelar.

Evite parcelamentos longos

Parcelar compras pode parecer uma boa ideia no momento, mas o acúmulo de parcelas pode se transformar em um problema no futuro. Sempre que possível, evite parcelamentos longos, especialmente para itens de menor valor.
Ao parcelar, você compromete sua renda futura e ainda corre o risco de perder o controle do total de parcelas pendentes. Uma boa dica é tentar pagar à vista e, se o valor for muito alto, avalie o impacto desse gasto no seu orçamento dos próximos meses antes de optar pelo parcelamento. Um truque psicológico muito adotado para nos condicionar a evitar as parcelas impulsivas é manter o cartão de crédito afastado em locais de difícil acesso, como em cima de um armário ou trancado em uma gaveta com chave. Assim, o tempo e esforço gastos para pegar o cartão servem como obstáculo que nos permite refletir mais calmamente sobre a necessidade e impacto de cada compra. 

Fique atento às promoções e descontos para pagamento no crédito

Uma prática que vem ganhando força no Brasil são as promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito. Alguns e-commerces e grandes redes varejistas oferecem descontos ou condições especiais de pagamento para quem usa o crédito, especialmente em datas comemorativas ou eventos como a Black Friday.
Além disso, cartões de determinadas bandeiras (como Visa e Mastercard) frequentemente possuem parcerias com lojas e serviços, proporcionando ofertas e descontos exclusivos. Antes de fazer uma compra, sempre verifique se o seu cartão oferece algum benefício adicional. Além disso, é possível baixar VPN, um serviço para navegação internacional, para explorar as diferenças entre as moedas - cartões digitais frequentemente aceitam compras em qualquer moeda e, com isso, é possível encontrar promoções mais baratas em lojas digitais como a Steam ou outras assinaturas explorando os catálogos de outros países, como a Argentina. 

Antecipe parcelas e evite pagar o mínimo da fatura

Uma das armadilhas mais perigosas do cartão de crédito é o pagamento mínimo da fatura. Ao pagar apenas o mínimo, você deixa o saldo restante sujeito aos altíssimos juros do rotativo, que podem transformar uma dívida pequena em um grande problema financeiro.
Se perceber que as parcelas estão acumulando e a fatura está ficando alta, uma estratégia eficiente é antecipar as parcelas de compras anteriores. Dessa forma, você consegue reduzir o valor total das futuras faturas e evita cair nos juros do rotativo. Entre em contato com o banco ou acesse o app do cartão para verificar a possibilidade de antecipação de parcelas, e se isso não for possível, em alguns casos a opção de parcelamento da soma de todas as dívidas pode apresentar uma taxa de juros menor que o rotativo ou não-pagamento da fatura. 
Economizar no uso do cartão de crédito exige disciplina, mas com um planejamento eficiente, é possível reduzir significativamente suas despesas, mantendo sua fatura sob controle e aproveitando as vantagens que os cartões de crédito oferecem sem comprometer sua saúde financeira.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)