Notícias | Regional

Mais de 1 mil fuzileiros navais participam de treinamento no Lago de Furnas com participação de 13 países

Da redação | 17/10/2024 - 10:48:55
Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais em operação no Lago de Furnas (Foto: Marinha do Brasil)


A Marinha do Brasil (MB) deu início, nesta quarta-feira (16) em São José da Barra, à Operação "Furnas 2024", um dos maiores treinamentos militares realizados no estado de Minas Gerais. O exercício, que se estenderá até o próximo domingo (20), conta com a participação de mais de 1.000 Fuzileiros Navais e de representantes de 13 nações amigas, entre elas Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru.
Os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária da Força.
Conforme o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto, a presença dos observadores estrangeiros promove a troca de experiências com as Forças parceiras além do fortalecimento dos laços de amizade.

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil
"A operação visa treinar a Força de Fuzileiros em Operações de Paz, Ribeirinhas e de Apoio à Defesa Civil, utilizando diversos meios, como helicópteros e embarcações. Também será realizado um Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil de Minas Gerais para fortalecer a cooperação em assistência humanitária, tão importante na atualidade", destacou o Almirante.
As atividades desenvolvidas durante a Operação "Furnas 2024" contarão com ações relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Reação Rápida. Nesse caso, serão desenvolvidos treinamentos de Ajuda Humanitária, Assalto Ribeirinho, Transposição de Curso d´Água, além de missões de combate envolvendo aeronaves da Marinha. Destaca-se que esse Grupamento possui o nível 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), grau máximo concedido pelo órgão.
Estarão presentes na Operação “Furnas 2024”, nos dias 17 e 18 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; o Comandante do Treinamento e do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, entre outras autoridades.

Helicóptero UH-15 Super Cougar durante a operação em Minas Gerais – Imagem: Marinha do Brasil

Saiba mais sobre a presença da Marinha em Furnas

A Marinha está presente no Mar de Minas porque se trata de uma região estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo, banhando 34 municípios e com um volume de água quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro corresponde a quase metade do litoral brasileiro e oferece um ambiente propício para atividades que integram mar, ar e terra, conciliando o uso de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais.
Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e áreas interiores, como, por exemplo, a região de Furnas. A presença da Força Naval é importante para ampliar a segurança aquaviária da região e zelar pela preservação ambiental de um dos principais pontos turísticos do estado de Minas Gerais, o Lago de Furnas. A Delegacia de Furnas, subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade fluvial da cidade de São José da Barra. Ela sempre atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.
A MB está presente também na região por meio da Base Aérea Expedicionária (BAE), localizada no antigo aeroporto de Furnas, em São José da Barra. A BAE, ativada no ano de 2022, conta com uma pista de 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura, além de um hangar e uma torre, dispondo também de um destacamento de Fuzileiros Navais.
Com informações da Agência Marinha de Notícias
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)