Prefeitos, gestores, servidores e Governo do Estado trataram da implantação de cidades mais eficientes. Fórum também certificou 10 Prefeituras Inovadoras da região
Santa Rita do Sapucaí sediou, nesta quarta (18), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Minas Gerais para tratar de tecnologias para a inovação nos serviços públicos e melhoria do atendimento à população. Trinta Prefeituras participaram do encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, que compartilhou soluções e promoveu a troca de experiências entre prefeitos, gestores e servidores sobre as novas tendências em tecnologias inteligentes nos municípios do Estado.
“Com o uso da tecnologia, torna-se possível gerar resultados mais eficientes na gestão pública. Os eventos promovidos pela RCD buscam apresentar o que existe de mais inovador em termos de transformação digital para as cidades brasileiras de pequeno e médio porte e como adotar essas políticas públicas para desenvolver municípios mais inteligentes e sustentáveis”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
O Prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Chaves, abordou como o projeto ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ tem estimulado a população do município a empreender criativamente para desenvolver a economia local. “Cidades inteligentes também são aqueles que investem em pessoas preparadas para esse ambiente. O ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ é um movimento que oportuniza fortalecer empreendimentos ligados à economia criativa, uma área que se tornou estratégica para Santa Rita do Sapucaí”, ressaltou o prefeito.
O Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Lucas Mendes, destacou as políticas do Estado para levar mais inovação aos municípios. “Com o ‘Cidades do Futuro’, disponibilizamos soluções tecnológicas para todas as cidades mineira, além de oferecer capacitação aos servidores para saber como usar. Também entregamos diagnósticos do nível de maturidade digital, a fim de entender quais os atrasos tecnológicos que precisam ser sanados com maior urgência, para garantir serviços públicos eficientes”, explicou.
“Atualmente, estamos testando uma iniciativa que reúne todos os dados dos pacientes atendidos pelo SUS em um prontuário eletrônico e utiliza Inteligência Artificial para analisar o risco do desenvolvimento de doenças. A inovação é a nova tendência nos serviços públicos”, completou o Subsecretário.
Além de modelos nos municípios e políticas públicas, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes os gestores tiveram acesso às soluções disponíveis pela eMaster, Ono Tecnologia, Binär Tech, União Soluções em Gestão Pública e Portal de Compras Públicas. O apoio foi do Programa Municipal de Inovação (PROINTEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Entre as ferramentas apresentadas está o e-SUS digital, com o uso de Inteligência Artificial e análise avançada de dados. “Conseguimos mostrar os benefícios e as vantagens da solução que desenvolvemos, que agrega segurança, inteligência e agilidade através da modernização de softwares”, destacou Thiago de Oliveira, Inside Sales da eMaster.
A modernização da segurança pública foi outro tema abordado no evento pela ONO Tecnologia no encontro. “Tivemos contato com prefeitos, secretários, servidores públicos da área de licitação. Oferecemos tanto monitoramento para as cidades, tanto como ligado ao Hélios, o sistema das vias públicas, como o sistema de rastreadores de veículo para Prefeituras, Estado e órgãos da Federação”, relatou Rafael Caldonazo, Coordenador de Projetos e Expansão e Especialista em Segurança para Cidades Inteligentes na ONO Tecnologia e Segurança Digital.
PREFEITURAS INOVADORAS – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Minas Gerais, a RCD também realizou a entrega do título de Prefeitura Inovadora 2024. Para a seleção e reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Ao todo, foram 10 prefeituras homenageadas (confira abaixo).
Prefeituras Inovadoras 2024 – Sul de Minas Gerais
- Santa Rita do Sapucaí – Implantação do Projeto Cidades Inteligentes
- Heliodora – Disponibilização de Iluminação de LED
- Pedralva – Disponibilização de APP para tratamento de dados
- Bueno Brandão – Implantação de Site para o Turismo no Município
- Cambuí – Disponibilização de Iluminação de LED
- Caxambu – Disponibilização do APP Cidadão Online
- Itamonte – Disponibilização do APP Zelar
- Extrema – Sistema de Tele Gestão na Iluminação Pública
- Passo Quatro – Sistema de Videomonitoramento Inteligente
- Coqueiral – Uso de Sistema de Gestão de Frotas Inovador