Vai começar o Bairrão Varginhense 2024! O pontapé inicial da competição será no domingo (25), às 10h, no Estádio Nego Horácio, na Vila Barcelona. Petrópolis e Timão, que estão no grupo A, fazem a abertura e também a inauguração do gramado sintético instalado no campo.
A expectativa para o torneio municipal é grande. São 36 equipes que vão começar a trilhar o caminho em busca do título do Bairrão e do acesso ao Amadorzão Varginhense 2025. Divididos em 12 grupos, cada time fará dois jogos na primeira fase.
Os líderes de cada chave e os quatro melhores vices avançam às oitavas. A partir daí, apenas 16 equipes seguem no mata-mata. O Bairrão fará uma homenagem à família Paulino, de irmãos varginhenses dedicados ao esporte local.
Abertura do Bairrão marcará a inauguração do gramado sintético do Nego Horácio. Foto: Prefeitura de Varginha
Petrópolis busca se reerguer
As equipes que vão fazer a abertura da competição estão no grupo A, que ainda tem a Associação Milan. A definição da estreia no Bairrão 2024 era o que o Petrópolis precisava para esquecer a edição passada, quando acabou eliminado na primeira fase.
O time até conquistou uma vitória e dois empates no grupo D, mas viu uma punição de perda de pontos derrubar a classificação para o mata-mata. Para este ano, o espírito é se reerguer. De acordo com o técnico Léo Silva, boa parte do elenco foi mantida para isso.
“Nosso elenco manteve 70% do que foi ano passado, isso já dá um entrosamento muito bom. A estreia na inauguração do novo campo Nego Horácio nos deixou bastante animados, [...]. Será um grande jogo contra uma das principais equipes nesta competição”, disse o treinador.
Goleiro Igor Reis é um dos destaques do Petrópolis para o Bairrão 2024 . Foto: Divulgação/@petropoles.fc
Timão quer voltar ao mata-mata
O desejo do Timão também é estrear com o pé-direito. Se apegar na ótima campanha do ano passado é um incentivo entre os jogadores e comissão técnica. No Bairrão 2023, o time foi o líder do grupo E, onde conquistou duas vitórias e um empate.
A invencibilidade seguiu até as oitavas, quando o Timão bateu o Mascatinho. O primeiro revés só aconteceu nas quartas, na eliminação para o Vargeana. O volante Matheus Messias, que esteve no time no ano passado, está de volta. Ele sabe da importância da primeira vitória.
“Precisamos iniciar o campeonato bem, somente a vitória nos interessa, [...]. O campo do Nego Horácio ficou espetacular, e todos nós ficamos felizes com isso tanto os jogadores quanto os torcedores. Que possamos fazer um grande jogo”, disse o atleta.
Volante Matheus Messias é peça importante no esquema de jogo do Timão. Foto: Timão Varginha
Bairrão Varginhense “Família Paulino” 2024
A Semel (Secretaria de Esportes e Lazer de Varginha), organizadora do campeonato, decidiu ampliar o número de participantes e modificar o formato para este ano. O Bairrão 2024 terá 36 equipes, divididas em 12 grupos de três times. Cada clube fará dois jogos na primeira fase.
Os líderes de cada chave e os quatro melhores vices avançam às oitavas. A partir daí, os 16 classificados seguem em busca do título e do acesso ao Amadorzão em mata-mata. O Bairrão fará uma homenagem à família Paulino, de irmãos varginhenses dedicados ao esporte local.
Confira os grupos
- Grupo A: Petrópolis, Timão e Milan;
- Grupo B: Vila Murad, Vila Real e Eliane;
- Grupo C: Vargeana, São Lucas e MOMEG;
- Grupo D: Chivas, Imaculada e NEC;
- Grupo E: Jardim Estrela, Fênix e Town & Country;
- Grupo F: Alvinegro, Primos e Mascatinho;
- Grupo G: Mitos, Associação Canaã e Aliança;
- Grupo H: Juniores, Sion e Catalunha;
- Grupo I: Taurus, Fátima e São Sebastião;
- Grupo J: Boa Vista, Fúria e Panda;
- Grupo K: Botafogo, Inter e ATC;
- Grupo L: Astralis, Centenário e Meninos da Vila.