A semana está começando com superlua azul. A previsão é que o satélite apareça no céu a partir das 15h25. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer.
As superluas ocorrem quando a lua se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, podendo parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu.Hoje, se o céu estiver limpo, será possível observar o fenômeno com facilidade.
Em 2024, haverá ainda superluas em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro. A superlua de setembro também será um eclipse lunar parcial, o que significa que a Terra lançará sua sombra sobre parte da Lua.
Curiosidade
A lua azul refere-se à segunda lua cheia do mês, evento que acontece em um intervalo de dois anos.
A lua não ficará azul, porém, no passado, houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951.
Segundo a revista, a primeira foi na ocasião da erupção do vulcão Krakatoa, localizado na Indonésia. As cinzas expelidas ficaram na atmosfera durante vários anos, deixando o pôr do sol esverdeado e a Lua azulada. A segunda teve motivos similares, quando ocorreram incêndios florestais no oeste do Canadá, espalhando fumaça por toda a América do Norte, especialmente na região nordeste.