O aeroporto de Cascavel, de onde o avião que caiu em Vinhedo decolou, informou que cerca de dez pessoas perderam o voo que seguia para Guarulhos.
De acordo com um dos passageiros, eles estavam com as passagens compradas, mas erraram a companhia na hora de embarcar. Ele conta que ainda insistiu, mas a companhia disse que não havia mais como realizar o embarque, pois ele deveria ser feito com uma hora de antecedência. A passagem dele foi remarcada para às 18h20 e de outros passageiros para domingo.
Outro passageiro, que também perdeu o voo, relata que discutiu com o funcionário para embarcar, porém a solicitação foi negada. Ele agora agradeceu e disse que considera que o funcionário o salvou da tragédia.
Especialistas suspeitam que a queda do avião foi provocada por um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar. Dependendo da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo. O estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso.
Não houve sobreviventes.