Notícias | Regional

Região Sul de Minas Gerais registra saldo positivo de empregos em junho

Com assessoria | 31/07/2024 - 10:48:04
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Dados do Caged apontam a contratação de 13.638 pessoas, com destaque para o setor de serviços
A região Sul de Minas Gerais apresentou um saldo positivo de empregos em junho, segundo os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O período registrou 13.638 admissões e 12.905 demissões, resultando em um saldo de 733 novos postos de trabalho.
Entre os admitidos, 7.544 eram homens e 6.094 mulheres. Quanto à escolaridade, a maioria dos contratados (66,02%) possuía ensino médio completo, totalizando 9.004 pessoas.
Além disso, 30,47% dos novos empregados tinham idades entre 18 e 24 anos, representando 3.932 indivíduos. O setor de serviços se destacou como o maior empregador no período.
As cidades que mais contrataram foram Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha, com 2.908, 2.089 e 2.758 contratações, respectivamente. Essas cidades também lideraram nas demissões: Pouso Alegre registrou 2.594 desligamentos, Varginha 2.396 e Poços de Caldas 2.157.
Os municípios da região do Sul de Minas Gerais incluem Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.

Trabalho temporário na região

A modalidade de trabalho temporário também apresentou números positivos. Na região Sul de Minas Gerais, foram contratados 456 trabalhadores temporários. No estado de Minas Gerais, o total de contratações temporárias chegou a 3.276, enquanto em todo o Brasil, 77.622 pessoas foram admitidas nessa modalidade de emprego.
Leonardo Bonafé, gerente da Employer Recursos Humanos de Itajubá, destacou a importância do trabalho temporário para a economia da região: "O trabalho temporário é fundamental para a economia do Sul de Minas Gerais. Ele proporciona às empresas a flexibilidade necessária para atender demandas sazonais e projetos específicos, ao mesmo tempo em que oferece aos trabalhadores oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. Isso ajuda a manter a dinâmica do mercado de trabalho e a reduzir a taxa de desemprego na região."
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a previsão é de um aumento de 6% nas contratações nos meses de julho, agosto e setembro, em comparação com o mesmo período de 2023, gerando cerca de 645 mil vagas temporárias. Segundo a ASSERTTEM, essas contratações temporárias devem ser puxadas pelo setor da Indústria (45%), seguido pelo de Serviços (35%), Comércio (15%) e outros (5%). No segundo trimestre deste ano, foram geradas aproximadamente 598 mil vagas temporárias.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)