Os Jogos Olímpicos estão prestes a começar, e a edição de Paris 2024 será histórica, já que pela primeira vez dará a oportunidade para atletas amadores participarem de eventos destinados a não profissionais.
Uma das atletas amadoras que vão estar presentes na maratona é Ana Luiza Chellegatti, comerciante de
Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ela destacou que é uma oportunidade única em sua vida.
Ana Luiza começou a correr para rezar
Ana Luiza Chellegatti tem uma história curiosa com o atletismo. Ela começou a correr há 10 anos e desde então não parou mais. Ela costumava encontrar uma amiga para fazer suas preces, então para ganhar tempo, ela ia e voltava correndo, visando chegar mais rápido.
Mesmo após a sua amiga mudar de Ribeirão Preto, ela seguiu com as corridas e não parou mais. Para realizar o
sonho de chegar até Paris 2024, ela fez a inscrição via aplicativo e ficou na expectativa.
Após o sorteio, ela foi um dos 115 brasileiros selecionados, garantindo presença no desafio.
“Foi uma alegria tão grande. Eu pulava naquela alegria. Mandei para o meu filho porque estava em inglês e ele viu que estava tudo certo”, relembrou o momento que descobriu a aprovação, em entrevista ao Globo Esporte.
Curiosamente, a resposta de Ana Luiza saiu justo no dia do aniversário de seu marido. Vale destacar que Ana já conta com cinco provas internacionais no seu currículo, inclusive, já esteve em Paris.
Portanto, ela acabou participando de maratonas em Portugal, Chile, Uruguai, Israel e na França. No caso de Paris, o
evento foi em 2022.
Entre outros atletas amadores que irão disputar a maratona, está também Junea Portilho, de Belo Horizonte. Ela é nutricionista e encaixa uma rotina de treinos no seu dia a dia. Segundo ela, a expectativa é de completar a prova em 3 horas e 20 minutos.
Como vai funcionar a maratona?
A maratona contará com 42.195 metros, passando por locais históricos da França. A rota foi criada homenageando a Revolução França, que contou com a marcha das mulheres em Versalhes, forçando o rei Luís XVI a fazer uma retificação da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
O percurso passará por nove municípios,
incluindo a "Cidade Luz", começando na sede da prefeitura, no Hotel de Ville, passando pelo Castelo de Versalhes, próximo à Torre Eiffel, pirâmides do Louvre e encerrando na Les Invalides.
Além da maratona, também terá um evento reduzido, com 10km, para atletas amadores.