O maior artilheiro da história do Varginha Esporte Clube anunciou a saída do time. Gabriel Porquinho deixa o clube após quatro temporadas. Foram 20 gols marcados em 50 jogos com a camisa do VEC.
O contrato de Porquinho, que se encerraria no final de 2023, foi renovado até o fim do estadual de 2024 de forma automática por conta de tratamento de lesão. O atacante foi um dos primeiros jogadores confirmados pelo VEC para a disputa do Módulo II.
“Acredito que minha missão foi cumprida. Hoje, só posso pensar sobre como minha trajetória foi emocionante, intensa e em como, mesmo em meio às adversidades, fui muito bem recebido e acolhido, [...]. Saio com a certeza de ter feito meu melhor”, disse Porquinho.
História que começou em 2021
A relação de Porquinho com o Varginha começou em 2021, quando o clube reativou as atividades. O foco da diretoria da época era o de profissionalizar jogadores da região. O atacante de Três Pontas, destaque de campeonatos amadores do Sul de Minas, foi um deles.
Na primeira temporada, atleta e clube foram vice-campeões da Segunda Divisão. Porquinho foi o artilheiro da competição, com 12 gols em 13 jogos. O bom desempenho na campanha do acesso ao Módulo II rendeu uma renovação de contrato por mais dois anos.
O atacante também despertou o interesse de outros clubes e chegou a ser emprestado para Pouso Alegre, Valeriodoce e Democrata de Governador Valadares. Em meio a essas idas e vindas, Porquinho era a referência do VEC na divisão de acesso do estadual.
Até que em junho de 2023 ele teve uma lesão grave. O atacante, que era um dos artilheiros da competição, sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior e do menisco em um duelo contra o Boa Esporte. Foram nove meses longe dos gramados, até voltar a ativa neste ano.
O desempenho não foi o planejado. Porquinho entrou em campo em todos os 10 jogos do Varginha no Módulo II, mas não conseguiu balançar as redes. Essa foi a primeira competição que ele não marcou com a camisa do ET. Apesar disso, o atacante deixa o time como ídolo.
“Encerro hoje meu ciclo no VEC exatamente com o mesmo pensamento do primeiro dia no clube: o de entregar o meu melhor para honrar a história dessa instituição que sempre respeitei e passei a admirar ainda mais depois de 4 anos”, disse Porquinho.
Gabriel Porquinho publicou texto de despedida nas redes sociais. Foto: Arquivo/Varginha Online