A Lua Cheia de Morango começa nesta noite (21/06), às 22h08 e prossegue até sábado (22/06), às 06h48. Em função do nome, muitos pensam que a lua ficará vermelha, mas na verdade ela aparecerá em tons de branco e alaranjado. A escolha do nome faz referência à temporada de colheita de morangos no hemisfério norte e foi escolhido por povos nativos que iam para o campo.
Segundo a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, a Lua parecerá cheia até a manhã de domingo (23/06) e será a Lua Cheia mais baixa do ano, alcançando apenas 21,9 graus acima do horizonte sul na manhã de sábado. Neste fim de semana, o evento irá de encontro com o solstício de inverno no Hemisfério Sul e de verão no Norte. Assim, no dia 21, a Lua nascerá no ponto mais a nordeste do horizonte e irá se pôr na posição mais a noroeste, o que deve fazê-la permanecer no céu por mais tempo.
Hoje, a Lua também brilhará junto com a constelação de sagitário. Esse fenômeno acontece apenas a cada 18,6 anos.
Nomes das fases da Lua
A cada mês do ano, a lua cheia tem um nome diferente, ou vários, dependendo da localidade. Essas denominações, em sua maioria, foram escolhidas por nativos europeus e norte-americanos baseados em épocas de plantio, colheita e outras atividades típicas de cada momento.
Na Europa, esta fase de junho é chamada de Lua da Rosa. Na Nasa, a lua de junho é chamada de Lua do LRO em homenagem ao Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma espaçonave que orbita nosso satélite lançada em junho de 2009.
Após junho, a próxima Lua Cheia será no dia 21 de julho e é chamada Lua do Cervo. O apelido foi dado porque no mês de julho crescem os chifres nos machos desta espécie.
Astrologia
De acordo com a astrologia, assim como todas as fases de lua cheia, a Lua de Morango traz uma energia especial, podendo potencializar as emoções e ações.
No site Personare, especialista no estudo dos astros, diz que durante a lua cheia, a Lua forma um ângulo de 180° com o Sol, um alinhamento conhecido como oposição, relacionado à tensão entre direções opostas.
Enquanto a luz do Sol traz consciência, a Lua está associada ao nosso mundo subconsciente e emocional. Hoje, a lua está em capricórnio, com sua energia de seriedade, foco e trabalho, e o Sol está em câncer, o que traz sensibilidade. Enquanto o Sol em câncer intensifica o afeto e a emotividade, a Lua em capricórnio nos convida a manter os pés no chão.
Este é um evento raro, sendo a primeira de duas Luas cheias consecutivas em capricórnio. Para a astrologia, é uma jornada de amadurecimento pessoal, espiritual e emocional.