De hoje (04/06) até quinta-feira (06/06), a cidade de Três Pontas recebe a 27ª edição da Expocafé, a maior feira da cafeicultura no Brasil. O evento ocorre no aeroporto da cidade e mostra as novidades tecnológicas do setor cafeeiro, além de promover a interação entre os agentes do agronegócio, impulsionando a inovação e o progresso no universo cafeeiro.
Em 2023, a Feira recebeu 16 mil visitantes. Foram 145 expositores e gerados cerca de R$500 milhões em negociações.
Nesta terça, primeiro dia de evento, ocorre a 13ª edição do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira que tem como tema “A reduzida disponibilidade de ‘Trabalhadores Rurais’ e os recursos da Mecanização”. As palestras começam às 14h. Confira programação:
Na quinta-feira, a Expocafé será palco do 7º Encontro Mineiro de Cafeicultoras. O objetivo é formar novas lideranças femininas na cafeicultura e oportunidade de troca de experiências de quem já traçou um caminho de sucesso.
As atividades começam às 13h, com palestras ministradas pelas empresas parceiras. O tema deste ano é “Conhecimento, experiência e tecnologia” a favor das cafeicultoras.
A Expocafé é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O evento era organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), mas agora a organização está por conta da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). “Esta alternância é comum e necessária em eventos de gestão compartilhada como a Expocafé. Acredito que a EPAMIG cumpriu com maestria seu papel como realizadora do evento desde 2010 e que chegou a hora de repassarmos a missão para a Cocatrel. Continuamos com a parceria além de apoiadores permanentes do evento”, afirma a diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares.
Devido à mudança na organização do evento, ele será realizado no Aeroporto e não mais na Fazenda Experimental da Epamig, onde foram realizadas as edições anteriores.