O Brasil é um país enorme cheio de zonas climáticas diferentes e muito variadas, desde a enorme floresta amazônica, passando por terras altas, regiões semiáridas, regiões temperadas, regiões em que há 2 estações e regiões em que há 4 estações. Isto se deve ao enorme território do país que o torna praticamente um subcontinente.
No entanto, uma das preocupações mais importantes que tem chamado a atenção de todo o mundo é o efeito que as alterações climáticas estão a ter em grandes áreas do Brasil, incluindo cidades densamente povoadas como o Rio de Janeiro, bem como o surgimento de novas áreas áridas, que antes não existia no país e que parece estar se espalhando há vários anos. Vamos falar sobre as temperaturas no Brasil e o que isso acarreta, bem como como quem visita este país
pode se proteger das ondas de calor em plena época de seca.
Quais foram as temperaturas mais altas registradas no Brasil na história?
Em geral, a temperatura média no Brasil é de 23,24°C, chegando a aproximadamente 44°C nos meses mais quentes, o que é quente, mas ainda é tolerável e você pode viver nesses ambientes com precauções. No entanto, as temperaturas atingidas no país durante o ano de 2023 com 59,7°C e mais recentemente, em Março passado, 60°C, são temperaturas em que seria difícil para um ser humano viver sem abrigo e que podem causar sintomas de desidratação. muito rapidamente, bem como insolação e até causar mortes, especialmente em crianças pequenas e idosos.
São temperaturas que normalmente são atingidas em áreas desérticas, mas as registramos na região do Rio de Janeiro, que coloca um foco cada vez mais intenso nas mudanças climáticas e seus efeitos na saúde e na economia das cidades, dois fatores que podem ser. catastrófico para uma cidade tão populosa e que recebe turistas de todo o mundo.
Efeitos das altas temperaturas no clima do Brasil e quais medidas devem ser tomadas para prevenir danos à saúde?
As altas temperaturas no Brasil têm causado secas intensas, incêndios florestais cada vez mais frequentes, que afetaram a floresta amazônica, mas principalmente importantes incêndios florestais. Ao mesmo tempo, as altas temperaturas que estes incêndios provocam impermeabilizam o solo, tornando-o mais sujeito a inundações durante a época das chuvas. Por outro lado, há alguns anos o Observatório Nacional descobriu uma zona árida no norte do estado da Bahia, que se estende por cerca de 6.000 km2 e avança rapidamente devido às mudanças climáticas.
Esta é a primeira vez que um
clima árido é registrado no Brasil, embora o clima semiárido seja típico de algumas regiões, conhecidas em conjunto como Região Semiárida Brasileira ou RSB, áreas desérticas nunca haviam se formado no passado, ou pelo menos pelo menos, não que haja registo, que tenha disparado alarmes relativamente aos efeitos das alterações climáticas no país.
Para se proteger do calor em ondas como a vivida em março deste ano, e em 2023, recomenda-se principalmente munir-se de água doce suficiente, para poder beber pelo menos 2 litros por dia ou 35 ml por quilograma por dia se você estiver na sombra, ou até mais. Claro que o ideal é ficar à sombra e, se possível, em casa, onde poderá controlar a temperatura ambiente. É aconselhável evitar praias e praças públicas em ondas de calor como esta, pois o sal pode desidratar mais rapidamente, causando insolação e queimaduras solares graves devido às condições. Claro, usar protetor solar com FPS superior a 50 é essencial se você precisar se expor ao sol. Fique de olho nas
previsão do tempo em brasil para saber como se preparar para uma possível onda de calor.