Diretório Municipal inativado e Dandan surge como possível novo líder e candidato a prefeito
O cenário político de Varginha para as eleições de 2024 pode ter sofrido uma reviravolta significativa nesta semana. O Diretório Municipal do PL (Partido Liberal) foi desativado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (25), destituindo a comissão provisória presidida pelo vice-prefeito Leonardo Ciacci.
Motivação incerta e rumores de nova comissão
A iniciativa de inativar o diretório partiu da própria legenda, mas o motivo ainda não foi esclarecido. O vice-prefeito Ciacci, até então cotado como candidato a prefeito pelo PL, não se pronunciou sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, surgem rumores de que uma nova comissão local do PL será formada, liderada pelo vereador Dandan. Dandan confirmou que foi sondado pelo PL para assumir a legenda na cidade.
Dandan coloca nome à disposição para pré-candidatura
Dandan também confirmou que uma nova comissão deverá ser formada e que ele se coloca à disposição para uma possível pré-candidatura a prefeito. "Se essa nova comissão entender que devemos ter um candidato a prefeito, coloco meu nome à disposição", disse o vereador.
Reconhecido pela sua postura combativa, se realmente for candidato a prefeito, Dandan seria o único candidato declarado de Direita em, visto que outros nomes ventilados como possíveis candidatos a prefeito são ligados à esquerda.
“Sou a verdadeira direita de Varginha, inclusive todos sabem minha proximidade com o Senador Cleitinho, e meus discursos na Câmara de Varginha sempre defendendo a Direita, e o presidente Bolsonaro que realizou um grande governo pela pátria e família. Os bolsonaristas e a direita de Varginha precisam de um pré-candidato que seja realmente de Direita como eu sou. Já o grupo do vice-prefeito não é a verdadeira Direita. O prefeito é do AVANTE, partido de esquerda, partido do Janones, que é da base do governo Lula. Eles estavam usando o PL como um trampolim da falsa Direita de Varginha. Eu vereador Dandan sou a verdadeira Direita de Varginha, toda a população sabe disso” diz Dandan.
Dandan que estava no partido Podemos, falou também de sua ligação e de um possível apoio do deputado federal Dimas Fabiano.
Segundo o vereador, ele sempre será grato ao deputado por toda a amizade e parceria durante o seu mandato. Que o deputado sempre o apoiou e enviou emendas para Varginha.
Ainda segundo o vereador, caso o deputado não o apoie nesta possível candidatura, que ele entende, mas que seguirá seu caminho em buscas de novas alianças.
Ciacci divulga pré-candidatura nas redes sociais
Na última semana, Ciacci divulgou um vídeo em suas redes sociais recebendo o apoio à pré-candidatura do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. A inativação do diretório municipal e a possível candidatura de Dandan podem alterar o cenário político da cidade.
Ainda na última semana, o PL inaugurou um escritório local em Varginha com a presença de Marcelo Álvaro Antônio e do prefeito Vérdi, entre outras lideranças. O futuro do partido na cidade, no entanto, está indefinido com a inativação do diretório municipal.
Tentativas de contato sem retorno
O Varginha Online tentou contato com o vice-prefeito Ciacci e com o diretório estadual do PL para obter mais informações sobre a inativação do diretório municipal, mas não obteve retorno até o momento.
A situação do PL em Varginha gera incertezas e abre espaço para novas possibilidades no cenário político das eleições de 2024. A definição do futuro da legenda e seus candidatos terá impacto significativo na disputa pela Prefeitura da cidade.