O Canil Municipal de Pouso Alegre está com superlotação e vai passar por uma ampliação. O espaço, que tem a capacidade de receber 75 animais, abriga 113 cães e 12 gatos. Quase o dobro do permitido.
Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que visitou o local no dia 9 de janeiro, a estrutura do local está deficiente e falta Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Agora, conforme a prefeitura, já foi realizada uma licitação e as obras começam em breve. Serão construídas mais 36 baias, reformas na sala de cirurgia para atender normas sanitárias e a construção de um gatil separado.
A superlotação veio a público após a morte de um pit bull pela equipe do local. O cachorro Aquiles, que estava perdido na rua quando foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros, passou por uma eutanásia. O motivo, segundo o documento, era que o animal era perigoso e o Centro de Bem Estar Animal não possuía espaço suficiente para recebê-lo.
O médico veterinário responsável pelo caso foi afastado das funções e uma sindicância administrativa foi instaurada para apurar a situação. O caso é investigado pela Polícia Civil e pela Prefeitura de Pouso Alegre. Denúncias também foram encaminhadas também ao Ministério Público.