Márcia Rainato e Wendel de Oliveira são os novos diretores de futebol do Varginha Esporte Clube (VEC). A apresentação oficial aconteceu na noite desta terça-feira (23), com a participação da imprensa e de apoiadores.
Na primeira coletiva, os novos gestores apresentaram os projetos do clube para 2024. O foco será na formação de atletas, que servirão como base para a equipe profissional. Além das categorias sub-15 e sub-17, o VEC também contará com o sub-20 neste ano.
O clube também reafirmou a participação no Módulo II do Campeonato Mineiro profissional, que começa em maio. Segundo Wendel, ex-técnico do sub-17 do VEC e agora diretor, o elenco será formado com a mescla de jogadores da base com atletas experientes pontuais.
Até o momento nenhum nome foi confirmado. Para a comissão técnica, a diretoria segue avaliando o mercado e analisando alguns nomes. O clube também sabe que, para entrar firme nas competições profissionais e de base, investidores fortes são necessários.
“Obviamente que o nosso sonho é ter um orçamento de R$ 2 ou 3 milhões, [...], mas essa não é a realidade do VEC. O que a gente faz aqui é apresentar um clube que tem se organizado cada vez mais, com os pés no chão, com muita boa vontade e empenho”, disse Wendel.
Uma parceria já anunciada é a com o empresário Danilo Escobar, gestor esportivo e empresarial com escritório em Nova York, nos Estados Unidos. A diretoria garante que o auxílio do profissional poderá ajudar no projeto de internacionalização do VEC.
“O Danilo é empresário, mas ele é um empresário especializado em SAF. Ele não é empresário de jogador, [...]. Então a nossa parceria com ele não é só financeira, a nossa parceria também é uma parceira de gestão”, disse Márcia.
Ainda de acordo com os novos diretores, a estruturação no clube está apenas no início. Porém, eles esperam que o Varginha EC tenha um ano de protagonismo em todas as competições em que for disputar: seja com a base, ou seja com o profissional.
Imprensa e apoiadores participaram da primeira coletiva do VEC em 2024. Foto: Laíza Caldonazo/VEC
Módulo II 2024
O Varginha Esporte Clube vai disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro pelo terceiro ano consecutivo. Vice-campeão da Segunda Divisão em 2021, o clube almeja subir um degrau e chegar à elite estadual.
Com um formato diferente em 2024, a divisão de acesso terá dois grupos. O VEC está na chave B, ao lado de Boa Esporte, Caldense, Mamoré, URT e North. Serão disputados turno e returno, totalizando 10 rodadas. No final, os três melhores avançam ao triangular de acesso.
Na primeira fase, o clube percorrerá mais de 3.500 km para enfrentar URT e Mamoré em Patos de Minas, a Caldense, em Poços de Caldas, e o North, em Montes Claros. O clube só não viajará para enfrentar o Boa Esporte, no dérbi varginhense.
Varginha EC deve percorrer mais de 3,5 mil km no Módulo II deste ano. Foto: Laíza Caldonazo/VEC