Um dos maiores campeonatos estaduais do Brasil, o Campeonato Mineiro, começa nesta quarta-feira (24). São 12 equipes divididas em três grupos. Nesta primeira fase, elas enfrentam os adversários das outras chaves. Os quatro melhores avançam às semifinais.
Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense (grupo A); Atlético-MG, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova (grupo B); e América, Athletic, Democrata GV e Patrocinense (grupo C) vão em busca do título estadual.
Todos começaram a trilhar o caminho até a profissionalização em projetos sociais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Varginha (SEMEL). Segundo o técnico Wendel de Oliveira, hoje eles colhem os frutos da dedicação que tiveram nos treinamentos e jogos.
“Varginha estará muito bem representada por esses jovens e ficará na torcida para cada um deles. É um orgulho para todos nós da SEMEL, que estivemos juntos na formação desses atletas. Hoje eles são referências para os participantes de nossas escolinhas”, disse Wendel.
Flávio Macarrão
Flávio Castro - o Macarrão, vai disputar o Campeonato Mineiro pelo Uberlândia. O interesse do clube do Triângulo Mineiro pelo varginhense despertou após a boa campanha do atacante no Módulo II do Mineiro do ano passado com a camisa do Betim.
Antes disso, ele havia disputado a divisão de acesso do estadual pelo Varginha, time da cidade onde nasceu. Pela equipe varginhense, Flávio Macarrão disputou 11 jogos e marcou dois gols. Um deles, inclusive, foi logo na estreia dele pelo time.
Aos 26 anos, Macarrão coleciona passagens por Novo Esporte, Tombense e Alverca, de Portugal. O jogador foi revelado pelo Atlético-MG e, inclusive, estreou como profissional no Campeonato Mineiro de 2017, que terminou com o título do Galo.
Nestor Mansur
Nestor Mansur tem 26 anos e é meio-campo. O campeão sul-mato-grossense pelo Costa Rica-MS em 2021 foi anunciado pelo Pouso Alegre, único representante do Sul de Minas na elite estadual, no dia 8 de dezembro.
O meia conhece bem a região. O Pousão será o terceiro clube sul-mineiro da carreira dele. Nestor já defendeu os dois times da cidade natal: o Boa Esporte, em 2018, e o Varginha, em 2021. Pelo VEC, o jogador foi vice-campeão da Segunda Divisão do Mineiro.
No currículo, Mansur também coleciona passagens por outros clubes do interior de Minas, como Mamoré, Valeriodoce, Democrata GV, North e Patrocinense. Pela equipe de Patrocínio (MG), o meia disputou a Série D do Brasileirão do ano passado.
Marinho
Falando em Patrocinense, a equipe do Alto Paranaíba terá dois varginhenses no elenco. Um deles é o volante Marinho, de 28 anos, que retorna ao time. No ano passado, o jogador esteve em 17 dos 18 jogos da equipe na Série D do Campeonato Brasileiro.
A carreira profissional do volante começou tarde, aos 25 anos. Apesar disso, o jogador foi peça importante por onde passou desde então. O início foi no VEC, onde Marinho foi titular em todos os 32 jogos da equipe nas temporadas de 2021 e 2022.
Em 2023 o volante conquistou dois títulos: o do Campeonato Sul-Mato-Grossense pelo Costa Rica, e o da 3ª divisão do Campeonato Goiano, pelo ABECAT.
Caíque Lemes
O atacante Caíque Lemes, de 30 anos, também é reforço do Patrocinense. O jogador, que atuou no exterior por cinco anos, retornou ao Brasil no ano passado para defender o Maringá-PR, na Série D do Brasileiro. Essa será a primeira experiência dele em Minas.
Caíque coleciona passagens por times de Portugal, Tailândia e Vietnã, onde inclusive foi considerado um dos melhores jogadores do país. Antes disso, o atacante defendeu equipes como Londrina-PR, São Caetano-SP e Friburguense-RJ.
O Varginha Online já contou a história do jogador que, apesar de ter nascido em Santo André (SP), foi criado em Varginha. Caíque é filho dos varginhenses Luciano Lemes, ex-jogador de futebol, e Ângela Maria Venâncio, ex-jogadora de basquete.
Jogos da primeira rodada do Campeonato Mineiro
Quarta (24):
- Villa Nova x Cruzeiro, às 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima;
- Tombense x Uberlândia, às 19h, no Almeidão, em Tombos;
- Athletic Club x Ipatinga, às 20h, na Arena Unimed, em São João del-Rei;
- Democrata GV x Itabirito, às 20h30, no Mamudão, em Governador Valadares;
- Patrocinense x Atlético-MG, às 21h30, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
Quinta (25):
- América x Pouso Alegre, às 19h, no Independência, em Belo Horizonte.