O ano de 2023, de fato, não foi o que os times de Varginha esperavam. Mesmo com apenas uma competição no calendário - o Módulo II do Campeonato Mineiro -, Boa Esporte e VEC (Varginha Esporte Clube) não conseguiram alcançar o objetivo de subir à elite estadual.
O ET sequer avançou de fase. A Coruja até se garantiu no hexagonal final da divisão de acesso, mas o retorno ao Módulo I ficou mais longe do que era esperado. Tudo servirá como lição para as equipes, que voltarão a se encontrar em 2024.
Relembre o ano do VEC
A temporada do Varginha começou com o anúncio do retorno do técnico português Tiago Miguel, que chegava para comandar o time pelo terceiro ano. No início, a diretoria já havia deixado claro: parte do elenco seria de jogadores amadores. E assim foi.
No início de abril, a poucos dias da estreia, o torcedor se assustou ao se deparar com uma nota do time informando a dispensa da maioria dos atletas e da comissão. A justificativa citava falta de recursos e dizia que a decisão ia “ao encontro da realidade atual do clube".
Antes do Módulo II, VEC realizou 45 dias de pré-temporada em Ilicínea. Foto: Reprodução/Redes Sociais
A repercussão na época foi grande. Menos de uma semana antes da estreia, a diretoria anunciou um novo treinador: Hadson Nery, o Hadballa, ex-BBB. Além dele, jogadores já conhecidos também tiveram o retorno confirmado, como Diego Petrin e Gabriel Porquinho.
A estreia no Módulo II foi com vitória por 2 a 0 sobre o União Luziense. Apesar disso, nas rodadas seguintes o que se viu foi um time que oscilava bastante. Tanto que, nos oito primeiros jogos, foram quatro vitórias e quatro derrotas. Resultado: Hadballa demitido.
Quem assumiu o comando foi, de novo, Tiago Miguel. O português (re)estreou com vitória diante do Uberlândia, por 3 a 1, fora de casa. O compromisso seguinte foi no dérbi contra o Boa Esporte, no dia 3 de junho: vitória por 1 a 0, com gol do zagueiro Neto.
VEC bateu o Boa Esporte no único dérbi do ano e manteve hegemonia. Foto: Mário Purificação/Boa Esporte
A vitória no dérbi deixou o VEC com moral na competição e com chances claras de classificação ao hexagonal final. Restavam três rodadas e, com duas vitórias, a equipe varginhense estaria classificada conforme a matemática.
Mas o time conseguiu vencer apenas uma, diante do Aymorés, por 1 a 0, no Melão. Nas outras duas partidas, ambas fora de casa, a equipe não se encontrou e sofreu goleadas: 4 a 0 para o Itabirito, e 4 a 1 para o Nacional de Muriaé. VEC eliminado do Módulo II.
A equipe acabou na 7ª colocação, com 15 pontos, a apenas dois do Uberlândia, que se classificou na 6ª posição com 17. A temporada, que começou com dúvidas e uma quase desistência, terminou ali. Em 2024, o VEC precisará se estruturar mais caso queira subir.
No geral, o Varginha disputou 11 jogos em 2023, venceu cinco, perdeu seis, marcou 12 gols e sofreu 19.
VEC foi eliminado do Módulo II após oscilar bastante no campeonato. Foto: Reprodução/Instagram