A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira (05), o fim da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) da Covid-19. Segundo a OMS, um dos motivos é a mortalidade está menor e os níveis de imunidade maior. O anúncio veio depois de mais de três anos da declaração do começo da emergência.
De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, mesmo com o fim da emergia, não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde. Sendo que se necessário, a pandemia pode voltar a ser uma emergência de saúde.
Ainda segundo a OMS, o vírus continuará a ter status de pandemia, e as medidas já conhecidas contra o vírus devem ser mantidas, como a vacinação.
No dia 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Com isso, foi reforçada a colaboração internacional para vacinas e tratamentos contra a doença. Mais de 700 mil mortes pela doença foram registrados ao longo do período da pandemia no Brasil.