Começa nesta quinta-feira (20) em Varginha, a 5° edição do Offcine do maior festival de cinema independente do país. O festival é gratuito e contará com exibições presenciais
em até o dia 29 de abril. As apresentações acontecem no CineClub Cinemaz, localizado na Rua José Gonçalves Pereira, 149, Vila Pinto. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Serão exibidas mostras de filmes de curtas, médias e longas metragens, documentários, filmes internacionais e uma sessão dedicada a filmes mineiros. Além disso, haverá apresentações musicais, teatro, dança, moda, pintura, tour turístico e um mergulho na culinária local regado a cerveja artesanal regional.
O festival, que conta com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, atingiu a marca de 1.446 filmes inscritos, nacionais e internacionais. 71 deles foram selecionados para concorrer a mais de 100 prêmios e participarão das mostras presenciais e online através da plataforma stream do Offcine. A expectativa de público é de 20 mil visualizações entre as mostras presenciais e online.
"Estamos a meses nos preparando para o retorno presencial desse Festival de Cinema que tanto nos orgulha. É um prazer trazer tantos cineastas maravilhosos de fora e recebê-los com o que temos de melhor na área cultural. Esse intercâmbio transforma e fomenta não só a cultura como o turismo e comércio em nossa região. Depois de toda a devastação que sofremos no setor cultural durante a pandemia, o OFFCINE 22 vem pra gente festejar. O festival segue cada vez mais forte, o cinema sul mineiro está vivo e respira aliviado, podendo receber tantas obras importantes e cineastas do mundo todo com nossa deliciosa hospitalidade mineira." disse Marina Azze, realizadora do festival.
Marina Azze ainda conta que a estreia do Cineclub Cinemaz não poderia ser mais especial. "Estamos comemorando nossas atividades culturais, o cinema, esse novo ponto de cultura que há 20 anos se dedica a arte. Já recebemos tanto, mais de 300 prêmios em festivais internacionais, é chegada a hora de retribuir ao cinema um pouco de toda a magia que ele nos deu".