A presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus foi identificada no Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28), pelo Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). De acordo com os dados, os pacientes contaminados vivem no Estado de São Paulo, em Santo André e São Caetano do Sul.
Ainda segundo os dados, que foram identificados em um lote com nove amostras, a maior parte era de pessoas infectadas com a variante BA.5, sendo que três eram da subvariante BQ.1.
As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentaram sintomas leves de covid-19. Sendo que não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou mais graves do que as predominantes atualmente.