A seleção feminina de vôlei sentado conquistou o primeiro título mundial da história da modalidade. A equipe brasileira venceu o Canadá na final, disputada na sexta-feira (11), em Saravejo, na Bósnia e Herzegovina.
A vitória veio no tie-break, com parciais de 25/23, 18/25, 21/25, 25/17 e 15/6, e decretou o título inédito para o Brasil. O país também se garante nas Paralimpíadas de Paris em 2024. Mas para chegar ao título, a seleção precisou passar antes por seis partidas.
Na primeira fase, foram três vitórias sobre Alemanha, Itália e Finlândia, respectivamente. Nas quartas de final, as brasileiras passaram pela Ucrânia e nas semis, pelas atuais campeãs paralímpicas: os Estados Unidos. Vitória histórica por 3 sets a 0, também de forma inédita.
- Hoje nós sentimos um pouquinho, até porque o Brasil nunca tinha disputado nem semifinal de campeonato mundial, [...]. Então é história para o Brasil e parabéns para as meninas”, disse o técnico da seleção, Fernando Guimarães.
Janaina Petit: varginhense é destaque
Entre as atletas destaques do campeonato está a varginhense Janaina Petit, de 45 anos, eleita a melhor atacante da competição.
Janaina Petit, de Varginha, é eleita a melhor atacante do Mundial de 2022. Foto: Divulgação/CBVD
Desde bem nova, Janaína já se encaminha a ser jogadora profissional. Porém, aos 18 anos, ela foi atropelada e precisou passar por uma longa fase de recuperação. Mesmo com os esforços, a atleta ainda enfrentou uma sequência de cinco rompimentos dos tendões dos joelhos.
Mas o que parecia o fim, na verdade foi o recomeço com um convite do então técnico da seleção brasileira de vôlei sentado, Ronaldo Gonçalves de Oliveira, para se tornar atleta paralímpica. Hoje, Janaína é destaque em várias competições da modalidade.