Uma nova pesquisa DATATEMPO aponta uma mudança nas intenções de votos dos mineiros para a presidência da República. Agora, tanto no primeiro turno, como no segundo, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve o percentual elevado, estreitando a vantagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha.
A pesquisa revela que de 4,2%, Lula caiu para 41,5%, já o atual presidente saiu da marca de 33,1% e subiu para 35,1%. O último levantamento havia sido divulgado no dia 22 de agosto. Ciro Gomes (PDT), também teve um aumento no percentual, saindo de 5,2% para 6,7%, assim como Simone Tebet (MDB), que antes marcava 2% das intenções de votos e agora marca 4%.
Os demais candidatos que pontuaram na pesquisa foram: Felipe D´Avila (Novo), Soraya Thronicke (União) e Vera Lúcia (PSTU), que registram 0,5% cada; e Constituinte Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP), com 0,1% cada um. Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB), que não pontuaram.
Votos brancos, nulos ou que não votarão em ninguém, representam 4,8% dos mineiros. Os que não souberam responder são 6%. Em um eventual cenário de segundo turno, a diferença entre Lula e Bolsonaro também diminuiu, mais que no primeiro. Lula recuou de 50,1% para 47,7%, enquanto Bolsonaro subiu de 37,9% para 41,4%.
A pesquisa DATATEMPO colheu as informações entre os dias 5 e 9 de setembro, através de entrevistas com 1.500 mineiros. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04443/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-02856/2022.