Nesta segunda-feira (12), acontece a cerimônia de posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber. A solenidade tem início às 17h, com pronunciamento feito pela ministra Cármen Lúcia.
A ministra Rosa Weber também vai assumir o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até outubro de 2023, momento em que vai se aposentar devido a idade limite de atuação.
Rosa Weber terá como vice-presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, que já esteve ao seu lado quando trabalhou no Supremo Tribunal Eleitoral. Sua carreira na magistratura teve início em 1976, como juíza do Trabalho, foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 2001 a 2003 e foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre os anos de 2006 a 2011, ano em que foi empossada como ministra do Supremo Tribunal Federal.
Em 2018, ano eleitoral, Rosa Weber esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que foi a primeira mulher a conduzir um processo de eleições gerais no país.
O evento de posse terá duração prevista de 1h30, e será transmitido pela TV Justiça e pelo canal do STF no Youtube. Cerca de 1.300 convidados são esperados no evento e dentre os candidatos à presidência da República, apenas Ciro Gomes (PDT), confirmou presença.