Notícias | Geral

Dia Mundial do Cachorro é comemorado nesta sexta-feira; conheça a origem

Carolina Lima / Varginha Online | 26/08/2022 - 15:50:41
(Foto: Pixabay)


Anualmente, o Dia Mundial do Cachorro é celebrado no dia 26 de agosto. A data foi instituída em 2004 a partir do National Dog Day, que surgiu nos Estados Unidos. Pesquisas recentes apontam que esses animais possuem uma condição genética que os impulsiona ao contato social, o que desbanca a teoria anterior de que eles teriam evoluído a partir dos lobos. O estudo analisou 18 cães e 10 lobos criados desde sempre entre os humanos, durante as análises ficou evidente que os cães eram muito mais amistosos com os humanos do que os lobos.

Os cães foram os primeiros animais domesticados pelo ser humano. Indícios arqueológicos apontam que esta relação teve início ainda na Era Glacial, muito em função dos instintos de caça, proteção e companheirismo. 
Além de comemorar a existência dos “melhores amigos” dos seres humanos, também acende um alerta para a conscientização sobre a defesa dos direitos dos animais. Nesta data, são promovidas diversas campanhas contra maus-tratos e a favor da adoção de animais abandonados. É importante ressaltar que em 1978 a Unesco, órgão da ONU, proclamou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que institui direitos fundamentais aos animais. 
Ter um cachorro requer muita responsabilidade, esses animais necessitam de atenção, manter rotinas de exercícios, caderneta de vacinação em dia, além da alimentação regular com rações apropriadas para idade e demais condições que o cão possa apresentar. Em alguns casos, contratar um adestrador pode ser de grande ajuda na rotina, assim como a castração. Outro detalhe importante é que os cães não podem tomar banho com frequência para que sua pele e pelagem não fiquem ressecadas, e sempre utilizar produtos adequados para os pets.
A comunicação entre humanos e cachorros podem apresentar algumas confusões, por isso é muito importante ficar atento aos comportamentos deles, assim como a aparência das fezes e observar a pelagem para que qualquer problema possa ser identificado o quanto antes.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)