Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), mostra que a intenção de compra para a Páscoa de 2022 deve cair 6,7% em relação a 2021 no país. De acordo com a pesquisa, os produtos específicos para a Páscoa subiram até 83% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços Amplo), sendo o motivo pelo qual os consumidores devem gastar menos este ano. Além disso, o estudo revela ainda mudança na preferência dos consumidores na escolha de marcas de chocolate e dos ovos.
Nas redes sociais, o Varginha Online perguntou aos leitores se eles iriam comprar os tradicionais ovos de chocolate nesta Páscoa. A maioria das respostas foi que não. O motivo? O alto preço dos produtos.
Alguns leitores relataram que o preço acima do esperado fez com que a alternativa fosse fazer ovos caseiros e outros disseram que vão comprar apenas bombons. “Para comprar carne, já está difícil, imagina o ovo de chocolate, que é um absurdo de caro", respondeu uma leitora.
De acordo com o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, “O aumento da inflação e a consequente diminuição do poder de compra do consumidor são os principais fatores causadores desse cenário. As necessidades e prioridades das pessoas mudaram e, assumindo que os itens sazonais de Páscoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, disse.