Neste dia 04 de agosto é comemorado o Dia do Padre, data da festa de São João Maria Vianney. Essa data é comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou João Maria Batista Vianney como Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes: “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um homem que recebeu a ordem de sacerdote para cumprir a sua missão de entender a alma humana, ensinar a palavra de Deus, ouvir confissões e instruir o perdão dos pecados, ministrar o batismo e o matrimônio, celebrar missa e eucaristia, abençoar os fiéis, etc. A origem da palavra padre vem do latim, “pater”, que significa pai.
Segundo dados de 2018 do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), existem 27,3 mil padres no país. Em Varginha são 16 padres, sendo um Monsenhor, espalhados por nove paróquias da cidade; conheça abaixo um pouco sobre cada um.
Importante destacar que as biografias abaixo foram enviadas pelas secretarias de cada uma das nove paróquias de Varginha.
Desde janeiro de 2019, Padre Daniel Menezes Fernandes é pároco da Paróquia São José, cuja matriz está situada no bairro Vila Barcelona. Ordenado em Campanha, ele também já passou por Três Corações e Carmo da Cachoeira. Confira a biografia mais detalhada:
Foto: Paróquia São José - Padre Daniel
Padre Daniel Menezes Fernandes, nasceu no dia 10 de março de 1979, natural da cidade de Guapé (MG). Daniel, desde pequeno foi sempre muito estudioso e apaixonado para com as coisas de Deus. Em sua juventude, entrou para o seminário da Diocese da Campanha e em 08 de outubro de 2005, foi ordenado presbítero por Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo da diocese naquela época. Pe. Daniel iniciou seu ministério sacerdotal na Paróquia Sagrada Família, em Três Corações, mais tarde veio a ser pároco na paróquia Nossa Senhora do Carmo em Carmo da Cachoeira e atualmente é pároco na Paróquia São José, cuja Matriz está situada no bairro Vila Barcelona em Varginha. Além de exercer sua vocação em sua comunidade, ele é Assessor da Pastoral Litúrgica Diocesana, Mestre de Cerimônia do Bispo e coordenador da Comissão Diocesana de Espaço Litúrgico e Bens Culturais.
Na paróquia do Mártir São Sebastião, Padre João Batista Nunes de Souza e Padre Roberto Antônio Nogueira trabalham juntos para atendimento na Matriz que fica na Praça Domingos de Carvalho, 46, no Centro. Confira as biografias mais detalhadas:
Foto: Paróquia do Mártir - Padre Roberto
Nascido em São Vicente de Minas, mas criado na pacata cidade de Cruzília, Padre Roberto Antônio Nogueira desde sempre encontrou na fé e no amor a Deus forças para vencer os obstáculos do dia a dia, bem como realizar seus sonhos. Ele foi ordenado em Cruzília no dia 14 de novembro de 2009 e está há 03 anos na Paróquia do Mártir. Apesar das perdas sofridas, nunca se deixou abalar, pois, conforme relata em suas homilias, “a marca de um verdadeiro cristão é nunca desistir, é ter perseverança para vencer as tribulações”. Entusiasta da juventude e do apoio social, foi Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, Assessor do Conselho Diocesano de Ação Social e Diretor Espiritual do Terço dos Homens. Por meio da música, do esporte e, especialmente, do seu comportamento fraterno, entusiasta e inovador, Padre Roberto continua a evangelizar e unir as pessoas pelas igrejas e movimentos em que serve e testemunha o evangelho.
Foto: Paróquia do Mártir - Padre João Batista
Padre João Batista Nunes de Souza, nasceu no dia 24 de junho de 1959 e ordenou sacerdote em 17 de dezembro de 1988. Está há 2 anos na paróquia do Mártir em Varginha e antes trabalhou na Paróquia São José, também em Varginha. A paróquia não passou uma biografia mais completa do padre.
Natural de Nepomuceno, Padre Elias Tadeu de Souza está na Paróquia de Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, com sede na Avenida Pe. Bruno, 755, no bairro Damasco. Ele está há cinco anos na paróquia. Confira a biografia mais detalhada:
Foto: Paróquia Frei Galvão - Padre Elias
Padre Elias Tadeu de Souza é presbítero da tão amada e querida Diocese da Campanha, filho caçula de: Luiz de Souza (Falecido) e de Terezinha Pereira de Souza, natural da Cidade de Nepomuceno. Iniciou seus estudos filosóficos em 2005, em Três Corações quando ainda instituto filosófico São José, depois reconhecimento do curso filosófico pela UNIFRAN Universidade Federal de Franca SP; Bacharelado em Teologia pela FACAPA Faculdade Católica de Pouso Alegre. Ordenado presbítero em 27 de novembro de 2010. Atualmente trabalha há 05 anos na Paróquia Frei Galvão em Varginha.
Natural de São Gonçalo do Sapucaí, Padre Rafael dos Reis Soares é administrador na Paróquia de Sant’Ana, com sede na Rua Sapucaí, 25, no bairro Santana, em Varginha, desde 2018. Confira a biografia mais detalhada:
Padre Rafael dos Reis Soares, 34 anos, natural de São Gonçalo do Sapucaí - MG. É, atualmente, Administrador Paroquial da Paróquia de Sant’Ana em Varginha, onde atua desde novembro de 2018.
Foto: Paróquia Santana - Padre Rafael
Realizou seus estudos na Diocese da Campanha, formado em Filosofia, pela Universidade Estadual de Minas Gerais, e Teologia, pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Além do trabalho na referida Paróquia, também exerce a função de Ecônomo Diocesano, trabalhando duas vezes por semana na cidade de Campanha - MG. Se mostra um padre dedicado e zeloso, muito próximo do seu povo e atento às inúmeras necessidades religiosas e sociais".
Nascido em Três Corações, Padre Luiz Augusto Furtado foi ordenado em 1981 e atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima desde 2015. A Matriz fica na Avenida Benjamin Constant, 630, Centro (sentido rodoviária). Confira a biografia mais detalhada:
Foto: Paróquia de Fátima - Padre Luiz Augusto
Padre Luiz Augusto Furtado, nascido dia 25 de novembro de 1953 em Três Corações/MG, filho de João Paulino Furtado e Zilda Capistrano Furtado. Ingressou no seminário no ano de 1968 na cidade de Campanha/MG, foi ordenado diácono no ano de 1981 e no final do mesmo ano foi ordenado padre. Atuou em diversas paróquias, movimentos e pastorais e desde o início do ano de 2015 exerce seu ministério presbiteral na paróquia Nossa Senhora de Fátima e é responsável pelo movimento Mães que Rezam pelos Filhos em nossa diocese.
Todos pertencentes à Congregação dos Padres do Sagrado Coração (Dehonianos), quatro padres atuam na Paróquia do Divino Espírito Santo, que fica na Avenida Rio Branco, 61, no Centro. Confira a biografia mais detalhada dos sacerdotes:
Foto: Paróquia Divino - Padre Heitor Rafael
Padre Heitor Aparecido Rafael, scj, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, natural de Lavras-MG, ordenado na mesma cidade no dia 18/12/04. Já trabalhou em nossa cidade como Vigário Paroquial, depois de uma experiência como Reitor do Seminário Dehonista, retornou para a paróquia, assumindo assim como pároco.
Foto: Paróquia Divino - Padre Alir
Padre Alir Sanagiotto, vigário paroquial na paróquia do Divino Espírito Santo, natural de Chapadão de Lageado - SC, ordenado no dia 19/09/87 na mesma cidade. Autor de vários livros de formação humana, cumpre sua missão em nossa paróquia desde o ano de 2017.
Foto: Paróquia Divino - Padre Vitor
Padre Vítor Martins Ribeiro, vigário paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, natural de Varginha-MG, ordenado na mesma cidade no dia 09/12/00, trabalhou como pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário aqui em nossa cidade e desde o ano de 2020 trabalha como vigário paroquial em nossa paróquia.
Foto: Paróquia Divino - Padre Júlio
Padre Júlio César da Costa, vigário paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, natural de Formiga-MG, ordenado no dia 10/12/11 na mesma cidade, depois de um longo tempo trabalhando no Maranhão, foi enviado pelo governo provincial para ser vigário desde o ano de 2019.
Natural de Campos Gerais, Padre Sebastião de Abreu Salgado foi ordenado em 2004 e é atual administrador na Paróquia Cristo Bom Pastor, que tem sede na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, na Rua Santo Antônio, 294, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Ele conta com a ajuda do Monsenhor José Maria Araújo, que tem mais de 50 anos de sacerdócio. Confira as biografias mais detalhadas:
Foto: Paróquia Cristo Luz - Padre Sebastião
Padre Sebastião de Abreu Salgado, natural de Campos Gerais,MG. No dia 12 de outubro de 2004 fui ordenado presbítero para a Igreja, na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Campos Gerais. Hoje, trabalha na Paróquia Cristo Luz dos Povos, como administrador paroquial. Pela graça de Deus, exerce o ministério sacerdotal nesta paróquia in persona christi "na pessoa de Cristo", na alegria e na paz do Senhor, não por mérito próprio, mas pelos desígnios do Senhor, servindo ao povo de Deus.
Foto: Paróquia Cristo Luz - Padre Monsenhor José Maria
Monsenhor José Maria Araújo, é natural de Campos Gerais, foi ordenado sacerdote em 1966 na Igreja Matriz Mártir São Sebastião. Foi Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Campanha e pároco em São Tomé das Letras, Campo do Meio e Três Corações. Atuou como capelão na ESA em Três Corações onde também foi agraciado com o título de cidadão Tricordiano. Em Varginha foi Vigário Paroquial na Paróquia do Mártir São Sebastião até 2015 e desde então desenvolve a mesma função na Paróquia Cristo Luz dos Povos até os dias atuais.
Natural de Itamonte-MG, Padre José Paterno foi ordenado em 2004 e desde 04 de fevereiro de 2021 atua como pároco na Paróquia Imaculada Conceição, que fica na Avenida Manuel Vida, 940, no Industrial Miguel de Luca. Confira a biografia mais detalhada:
Foto: Paróquia Imaculada - Padre José Paterno
Padre José Paterno viveu na zona rural de Itamonte-MG até aos 21 anos. A partir das experiências da vida em comunidade, ingressou na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdotal, em 1987. Em 1994, ingressou no Seminário São José em Três Corações, onde cursou o então chamado Segundo Grau (hoje equivalente ao Ensino Médio). Em 2000, cursou Teologia em Pouso Alegre. E, finalmente, em 2004, foi ordenado Diácono em São Gonçalo do Sapucaí, mas já estava exercendo trabalho pastoral em Lambari, e, no mesmo ano, foi ordenado presbítero. Toda a vida ministerial se resume nesta caminhada de luta, alegria e também muitos desafios. Saiu de uma comunidade dedicada a Imaculada Conceição para o colo da Imaculada Conceição, nesta segunda passagem por Varginha. Estou seguro e protegido nos braços da Mãe.
Três padres dividem o trabalho na paróquia Nossa Senhora do Rosário, que fica na Praça Melo Viana, 200, no bairro Campos Elíseos (próximo à Prefeitura Municipal). Confira informações sobre os sacerdotes (a paróquia não enviou uma biografia mais detalhada dos padres):
Foto: Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Padre João Batista
Padre João Batista Máximo, pároco, natural de Varginha/MG nasceu em 25/08/1977, foi ordenado em 17/01/2009 está na Paróquia do Rosário desde 2017.
Foto: Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Padre Marcos
Padre Marcos Giarola, vigário paroquial, natural de Formiga/MG nasceu em 17/01/1943 e foi ordenado em 13/12/1980. Está na Paróquia do Rosário desde 2017.
Foto: Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Padre João Luiz
Padre João Luiz Uzan Malnalcich, vigário paroquial, natural de São Paulo/SP nasceu em 15/01/1958 e foi ordenado em 10/12/1988. Está na Paróquia do Rosário desde 2020.
Muitos afirmam que ser padre é uma vocação, já que consiste numa escolha séria que deve ser levada por toda à vida e que requer espiritualidade, fé, paciência e muito estudo. De acordo com a Igreja Católica, os requisitos mínimos para um fiel se tornar padre:
- Ser do sexo masculino;
- Ter pelo menos 25 anos;
- Ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida;
- Ter cursado Filosofia e Teologia;
- Após a formação superior, passar pela experiência pastoral;
- Após a missão pastoral, passar pela ordenação diaconal.
Os Padres não têm propriamente um salário, já que não têm vínculos trabalhistas (são consagrados), mas recebem uma remuneração chamada "côngrua", que é paga pela paróquia, para suas despesas pessoais. Já as contas básicas da casa, comida e convênio médico, é a paróquia que arca com os custos. O valor varia de acordo com a diocese em que o padre participa e o tempo de atuação.
Um padre pode ser dispensado de exercer o ministério sacerdotal caso cometa atos gravíssimos ou por decisão própria. Caso o padre tome consciência de que essa não é a sua real vocação e opte pela segunda opção, o padre pode solicitar a “redução ao estado laical”. Após a análise minuciosa, a Igreja concede a suspensão das obrigações de sacerdócio. Entretanto, a título de curiosidade, apesar da dispensa, a Igreja Católica não considera o termo “ex-padre”, pois uma vez ordenado, o sacerdócio será para toda a vida. A pessoa deixa apenas de cumprir com a sua missão.