O rompimento do bloqueio atmosférico no último fim da semana facilita o avanço da frente fria, trazendo chuva abrangente e intensa as áreas de café do Brasil. Para os próximos 7 dias são esperadas chuvas acumuladas de 100mm no Cerrado e Sul de Minas Gerais e na Alta Mogiana, o que ajudar a repor a umidade do solo.
No Norte do Paraná, Alta Paulista, Matas de Minas, Espírito Santo e no Sul da Bahia os volumes acumulados serão menores, variando entre 20mm e 50mm. Os registros de chuvas mais intensas acontecerão na próxima sexta-feira (05).
As temperaturas entre em declínio no final de semana, com máximas abaixo de 25C. É o que indica o Mapa Climático para o café da Safras Consultoria, com informações da Somar Meteorologia.
A umidade seguirá sobre o Sudeste do Brasil até pelo menos o fim da 2ª semana de fevereiro. No período entre 08 e 14 de fevereiro a precipitação acumulada deve alcançar 100mm na Alta Mogiana, Cerrado e Sul de Minas Gerais. Já no sul da Bahia o acumulado não deve passar de 20mm. E no Espírito Santo, Matas de Minas, Alta Paulista e Norte do Paraná entre 20mm e 50mm.