A Emater-MG está encerrando o mês de janeiro com a conquista de dois importantes prêmios para o serviço público mineiro de assistência técnica e extensão rural do estado. Um deles foi o 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sisema), na última terça-feira (26/1). A edição deste ano agraciou o trabalho da empresa, desenvolvido no município de Glaucilândia, no Norte de Minas, em parceria com a prefeitura local.
O outro foi o 11º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, que premiou a empresa pelo conjunto da obra, em cerimônia virtual, realizada na noite desta quinta-feira (28/1). Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG foi a vencedora da categoria Destaque Estadual. Os organizadores avaliaram e aprovaram nove projetos da empresa, implantados em diferentes municípios do estado, onde a Emater-MG tem escritórios.
Destaque Estadual
A conquista como Destaque Estadual pela Emater-MG ocorreu graças aos projetos que vão desde recuperação de recarga de aquíferos até um melhor manejo de dejetos bovinos, passando por produção ecologicamente especial de cafés. Os técnicos também mostraram importantes ações ambientais nas áreas de reciclagem rural e segurança alimentar, assim como incentivo ao reflorestamento de áreas rurais e urbanas com plantas nativas da Mata Atlântica e matas locais. E até como aumentar a renda do produtor a partir do uso de esterqueiras.
O Prêmio Hugo Werneck é considerado uma referência nacional, de Minas Gerais para o país. É conhecido como o “Oscar da Ecologia” brasileira, sendo bastante conceituado e prestigiado. A iniciativa homenageia o ambientalista mineiro Hugo Werneck, falecido em 2008. Ele é considerado um dos precursores da consciência ecológica na América Latina, segundo o coordenador do prêmio, o jornalista Hiram Firmino, editor e diretor da Revista Ecológico.
Glaucilândia
O Prêmio do Sisema, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concedeu o primeiro lugar para o “Projeto Reciclar: menos lixo, mais segurança alimentar”, de Glaucilândia, na categoria Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente. O projeto, implantado desde 2015, já ganhou nove prêmios, segundo o extensionista do escritório local de município, Antônio Dumont, e teve impacto positivo, como o fim do lixão e na vida dos agricultores do lugar.
Segundo Dumont, o projeto incentivou os agricultores a recolherem o lixo reciclável de seus quintais e entregá-lo para uma empresa recicladora. O material recolhido é pago aos agricultores com mudas de hortaliças, de frutíferas, pintainhas, detergente e sabão. A prefeitura apoia com o recolhimento dos recicláveis, que são levados para Montes Claros.
“Com essas ações combatemos problemas como focos de dengue; acidentes de crianças, que se machucavam com material enferrujado; mortalidade de animais que comiam plásticos e contaminação do lençol freático, pois, o pessoal jogava óleo saturado nos quintais. Retirando tudo isso, melhoramos a diversificação, uma vez que os agricultores passaram a ter mais área para o plantio. Então, houve aumento da produção, da renda e da alimentação, pois o quintal não era totalmente cultivado”, argumenta Dumont.
Sobre o fim do lixão na cidade, que gerava multas e prejuízos ambientais para a prefeitura, o extensionista conta que a iniciativa da Emater-MG foi uma referência para ajudar a acabar com o descarte errado do lixo. Ainda de acordo o técnico, as ações do projeto têm beneficiado 530 famílias de agricultores familiares do município e entorno. O projeto do município de Glaucilândia também compôs o conjunto da obra da Emater-MG, premiado nesta última edição do Prêmio Hugo Werneck.
Comemoração
Para a diretora-presidente da Emater-MG, Luisa Cardoso Barreto, a semana é de orgulho pelo desempenho da empresa nos dois prêmios, ligados à temática de sustentabilidade. Segundo a dirigente, essas vitórias coroam a extensa atuação da Emater mineira em prol do desenvolvimento rural sustentável.
“A Emater-MG tem uma consciência muito grande do seu papel em levar ao campo tecnologias que permitam mais desenvolvimento, renda para os produtores e alimentos de mais qualidade na mesa dos mineiros. Sempre com foco em sustentabilidade. Estamos absolutamente felizes, orgulhosos e certos de que estamos no rumo correto para levar Minas Gerais e o agro mineiro para caminhos cada vez melhores”, comemorou.