Nesta sexta-feira (24) a Polícia Militar Ambiental apreendeu 82 pássaros silvestres de diversas espécies em uma casa no bairro Parque Eliane, em Varginha. Um homem de 52 anos foi preso.
Os policiais chegaram até o local após uma denúncia anônima. Na cada do suspeito foram encontrados 06 canários da terra, 02 tico-ticos, 06 tico-tico-rei-cinza, 05 baiano, 47 coleirinhas, 05 papa-capim-de-costas-cinza e 06 bigodinhos, todos em situação irregular. Após serem examinados, os animais soltos.
Ainda segundo a Polícia Militar Ambiental, alguns dos pássaros estavam com anilhas adulteradas, sem o registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), configurando crime de falsificação de selo federal.
Um técnico do IEF constatou que um animal estava com uma capa de fio de energia colada na perna para simular uma anilha, ocasionando lesão ao animal, resultando no crime de maus-tratos. Quatro autos de infrações foram feitos, totalizando R$ 107.144.50 em multas.
O suspeito foi detido, ouvido e liberado. Ele deve responder pelos crimes de caça de animais, maus-tratos, falsificação e adulteração de selos públicos.