Nova subestação instalada em Elói Mendes vai aumentar a disponibilidade de energia na região
Atenta ao desenvolvimento econômico do Sul de Minas, a Cemig entrega, nesta semana, uma nova subestação de energia no município de Elói Mendes. Com investimento de R$ 8,2 milhões, a subestação beneficiará toda a população urbana e parte da área rural do município. O empreendimento acrescentará, inicialmente, 15MVA de potência ao sistema elétrico da região, beneficiando diretamente mais de 27 mil pessoas.
A Cemig está investindo para que a população receba energia com mais qualidade e segurança. “Além de proporcionar melhoria da qualidade do fornecimento de energia ao município, a subestação Eloi Mendes vai aumentar a disponibilidade de energia para atender a novas cargas e auxiliará o desenvolvimento econômico e social da região, com possibilidade de atrair novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais empregos à população”, ressalta Paulo Clebicar, gerente de Expansão e Manutenção da Cemig.
A subestação tem capacidade de 15 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão. Todas as operações da subestação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Cemig. Totalmente digitalizada, a subestação possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.
Para melhor aproveitamento da capacidade de carga da nova subestação, estão sendo realizadas diversas obras no município, para readequação dos circuitos de distribuição (alimentadores). “Pedimos a compreensão da população de Elói Mendes, pois, apesar de eventuais desconfortos temporários, em relação aos desligamentos programados que vão ocorrer no ano de 2020, as obras que estão sendo realizadas trarão benefícios importantes ao município”– explica o gerente de Expansão e Manutenção Preventiva, Antônio de Pádua Dutra Pereira.