No último sábado(18), uma ação inusitada surpreendeu quem caminhava pelo centro da cidade mineira. Dezenas de humanos fantasiados de seres “de outros Mundos” empreenderam uma série de atividades cidadãs em praças e ruas comerciais. A intenção foi relembrar os 18 anos do “Caso ET de Varginha“ de uma forma divertida e educativa.
Durante a ”Festa ETrix”, nome da iniciativa, músicos, educadores, atores e desenhistas desenvolveram uma série de atividades na Praça do ET, como: pintura coletiva com tinta de terra, contação de histórias, pintura de rosto como seres de outros mundos, atividades de dobraduras e teatro.
Pelas ruas comerciais, os seres “de outros Mundos” interagiram com o público passante realizando uma série de sensibilizações no trânsito, em um supermercado e até com a distribuição de mudas de café. “Poucos varginhenses enxergam o café como uma árvore. Além de contribuir com o sequestro de gás carbônico da atmosfera, você ter uma muda plantada em sua residência, é uma forma de valorizar o ouro verde que impulsiona a economia de Varginha”, explicava um dos ETs durante a ação.
A terceira atividade da “Festa ETrix” foi destaque no Jornal da EPTV da Rede Globo. Nela, voluntariamente, o cartunista Paulo Antônio restaurava ao lado da Nave, o monumento público ETzinho.
A iniciativa popular foi organizada por varginhenses comuns que desejam contribuir com a sensibilização para boas práticas em benefício do coletivo. A ação, que não conta com finalidades político-partidárias, contou com a adesão de empresas, organizações sociais, coletivos, Imprensa e cidadãos voluntários. A Prefeitura colaborou cedendo um ponto de energia na Praça do ET, além do empréstimo de uma tenda, tinta e de uma fantasia de ET. Já a COPASA, fornecendo o carro-pipa com água potável.
Sobre o caso do ET
Em 1996, uma série de fatos não esclarecidos sobre operações militares na cidade somados ao depoimento do avistamento de uma criatura estranha, levaram o município ao centro das atenções da mídia nacional e internacional. Era o início da repercussão do que ficou conhecido como o “Caso ET de Varginha”.
Dia 20 de janeiro de 2014 completou 18 anos dos acontecimentos. Em uma analogia ao ser humano quando atinge a maioridade, ele passa para uma outra fase de sua vida: repleta de novos direitos e deveres enquanto um cidadão-adulto. Por esse motivo, o período foi emblemático para a realização de uma ação de sensibilização dos cidadãos varginhenses, sem entrar no mérito de crença individual na existência ou não de vida em outras dimensões ou planetas.