Notícias | Regional

Milagre de Nhá Chica é aprovado por unanimidade pela comissão médica do Vaticano

Com assessoria | 14/10/2011 - 16:07:43

Na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, a coordenação diocesana de pastoral recebeu uma correspondência de Dom Diamantino Prata de Carvalho, onde o bispo diocesano comunica:

“Ontem recebi uma comunicação do postulador, Dr. Paulo Vilotta. A comissão médica da Congregação das Causas dos Santos analisou o "milagre" ocorrido por intercessão da Venerável Serva de Deus Nhá Chica em favor da senhora Maria Lúcia. Todos os 07 médicos deram voto favorável: a cura não tem explicação científica”.

A grande graça atribuída a Nhá Chica refere-se a professora Ana Lúcia Meirelles Leite, moradora de Caxambu, Minas Gerais. Ana Lúcia foi curada de um problema congênito muito grave no coração, sem precisar passar por cirurgia, apenas pelas orações de Nhá Chica. O fato se deu em 1995.

Desta forma, a Venerável Serva de Deus dá mais um passo em direção à beatificação. Em janeiro deste ano foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi proclamada “venerável”. Só resta agora, passar pela comissão de Cardeais e Bispos que devem confirmar a opinião dos médicos e depois, o Santo Padre Bento XVI, assinar o decreto de beatificação e marcar a data.

Dom Diamantino conclui:

“Dando graças a Deus, pedimos que se intensifiquem as orações, para que a Igreja eleve à honra dos altares uma autêntica brasileira: negra, filha de escrava e analfabeta. Mas mulher agraciada com dons e cheia de virtudes”.

Conheça a história do milagre atribuído a Nhá Chica e reconhecido pela Comissão Médica do Vaticano

Ainda em vida Nhá Chica passou a ser aclamada pelo povo como “a Santa de Baependi”, a “mãe dos pobres”, por sua fé e caridade.

O ateu confesso, Dr. Henrique Monat, médico hidrologista do Rio de Janeiro, no seu livro intitulado “Caxambu”, dedicou um capítulo a Nhá Chica e assim o concluiu: “Sancta Francisca de Baependy, ora pro nobis”.

Nhá Chica é “Serva de Deus”, título que recebeu oficialmente da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano, em 1991, quando da aprovação do Vaticano para a instalação do tribunal do Processo de Beatificação, e hoje é reconhecida como “Venerável Serva de Deus”, uma vez que o Santo Papa Bento XVI, na manhã da sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2011, aprovou as suas virtudes heróicas.

A causa de canonização de Nhá Chica aguarda desde 2007 o anúncio de sua beatificação. A grande graça atribuída a Nhá Chica refere-se à professora Ana Lúcia Meirelles Leite, moradora de Caxambu/MG.

Ana Lúcia foi curada de um problema congênito muito grave no coração, sem precisar passar por cirurgia, apenas pelas orações de Nhá Chica. O fato se deu em 1995. A graça foi aceita pelo Vaticano, que analisa o pedido de beatificação e acaba de aprovar por unanimidade, na Comissão Médica, com todos os 07 votos: “a cura não tem explicação científica”.

O início da campanha pela canonização se deu em 1952. A instalação da Comissão em prol da Beatificação teve início em 1989 e depois em definitivo foi instalada em 14 de janeiro de 1992.

Já o Processo Informativo Diocesano começou em 16 de julho de 1993, tendo sido encerrado em 1995, quando foi enviado a Roma. O Relator deste processo foi o Pe. José Luís Gutiérrez. A causa ficou parada até 1998, quando assumiram como Postulador, o Fr. Paolo Lombardo, ofm, e como vice-postuladora, a Ir. Célia Cadorin, ciic.

Em 18 de junho de 1998 foi feito o reconhecimento dos restos mortais de Nhá Chica, na presença de autoridades eclesiásticas, de membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica, da Comissão Histórica e de médicos legistas. Ainda em 1998, o Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica apresentou à Diocese da Campanha um provável milagre para ser enviado e analisado pelo Vaticano.

A publicação da ‘Positio’, documento que reúne todos os dados e testemunhos recolhidos durante a fase diocesana, o que corresponde à primeira etapa do processo de beatificação, aconteceu no dia 30 de outubro de 2001. O documento seguiu para o Vaticano para ser apreciado pela Congregação das Causas dos Santos.

Em 30 de abril de 2004, 204 bispos de 25 estados brasileiros, reunidos na 42ª Assembléia Geral da CNBB, assinaram um documento pedindo pela beatificação de Nhá Chica e foi encaminhado pela Diocese de Campanha ao Beato Papa João Paulo II.

No dia 8 de junho de 2010, no Vaticano, deram parecer favorável às virtudes da Serva de Deus Nhá Chica, e no dia 14 de janeiro de 2011, Papa Bento XVI aprovou as suas virtudes heróicas: castidade, obediência, fé, pobreza, esperança, caridade, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade. Este foi mais um passo em direção à beatificação.

O dia 13 de outubro de 2011, a comissão médica do Vaticano aprovou por unanimidade (07 votos) o milagre da cura, por intercessão de Nhá Chica, da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, de Caxambu/MG, que sofria de problemas cardíacos graves.

A cura aprovada pela Comissão Médica do Vaticano, refere-se a uma professora aposentada, que pediu a intercessão de Nhá Chica e teve resolvido – sem necessitar de cirurgia – um problema congênito muito grave no coração, em 1995. Desde então, Sra. Ana Maria faz exames regulares comprovando que o problema jamais voltou.

Ana Lúcia descobriu que tinha um defeito congênito no coração quando foi submetida a exames médicos em Baependi/MG, logo após uma isquemia, em julho de 1995. Na véspera da cirurgia, a professora foi acometida de uma febre muito alta, que a impediu de realizar a operação, que foi marcada para uma nova data. Qual não foi a surpresa do médico ao constatar que já não existia mais o problema? A abertura no coração havia fechado, sem necessidade de cirurgia.

Médicos de Baependi/MG, Pouso Alegre/MG, Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP deram testemunho de que a medicina não explicava o acontecido, que não havia possibilidade de cura sem a cirurgia. E agora a Comissão Medica do Vaticano reconhece: a cura não tem explicação científica, ou seja, é um MILAGRE!


Fonte: Diocese de Campanha

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)