Levantamento da Polícia Militar mostra que taxa fica atrás apenas de Coronel Fabriciano
Poços de Caldas foi a segunda cidade mineira com mais de 100 mil habitantes a ter menor índice de violência em 2009, como roubo a mão armada, estupro, homicídio e sequestro, segundo um levantamento estadual, divulgado pelo 29º Batalhão da Polícia Militar.
O índice de Poços é de 0,74, maior apenas que a taxa do município de Coronel Fabriciano, que é de 0,69. Contagem lidera negativamente o ranking, com índice de 8,41, seguida por Belo Horizonte (7.86).
Segundo o comando do 29º Batalhão, a integração das polícias foi fundamental para a diminuição dos índices de criminalidade.
Jovens
Um levantamento do Ministério da Justiça feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que Poços de Caldas está em 5º lugar no país, no ranking das cidades que apresentam o menor índice de violência contra jovens. O resultado da pesquisa foi divulgado no final de novembro.
A pesquisa foi realizada em 266 municípios com mais de 100 mil habitantes, considerando fatores que podem levar à morte jovens de até 24 anos de idade. O índice foi calculado com base em alguns indicadores como a taxa de homicídios entre os jovens, acidentes de trânsito, níveis de escolaridade, emprego, pobreza e desigualdade social na cidade.