A prefeitura interditou uma parte do Lago Guanabara, sentido Hotel Itaici por causa da retirada de equipamentos pesados e cabos de aço do teleférico. A Prefeitura pede que as pessoas e os veículos não passem pelo local. É preciso dar a volta pela ducha.
No trevo da garrafa, todos os veículos devem seguir pelo lado das duchas também.
Retirada do Teleférico:
A prefeitura de Lambari está retirando o teleférico da cidade, devido a inúmeras irregularidades e risco no local.
O Teleférico de Lambari, com 600 metros de extensão, tem pontos de altura que variam de 2 a 30 metros, ligando sua base do Lago Guanabara ao morro do Cruzeiro.
A empresa Lina Acre Trotta, que implantou e mantém o teleférico em São Lourenço é responsável pelo aparelho nas cidades de Caxambu e Lambari. Mas, segundo o sargento José Renildo da Silva Mota, do Corpo de Bombeiros, os dois foram alvos de vistorias em 2005 e foram encontradas falhas mais graves, como falta de manutenção. O de Lambari ficou intgerditado por mais de 4 anos, e sem reparos nos cabos, principalmente.
Além da falta de manutenção e risco que o local vem provocando às pessoas, ainda existe um grande número de precatórios na prefeitura que somam quase um milhão de reais, por causa desse teleférico. Segundo informações do setor jurídico da prefeitura, as pessoas que tiveram áreas desapropriadas na época, não foram indenizadas.