Notícias | Policiais

MP e PM fazem operação de combate à receptação de carros e peças roubadas no Sul de Minas

Com assessoria | 17/10/2018 - 14:15:18
Segunda fase da Operação Calhambeque combate receptação e comercialização de carros e peças roubadas
 
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Elói Mendes, deflagrou nesta quarta-feira (17), a segunda fase da operação Calhambeque, destinada a desmanchar organização criminosa atuante nos estados de Minas Gerais e São Paulo dedicada à receptação e comercialização de automóveis e peças automotivas roubadas, furtadas ou provenientes de fraudes contra seguradoras. 
 
Na primeira fase da operação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva. Na oportunidade, o MPMG ofereceu denúncia contra os investigados pelos crimes de recepção qualificada, estelionato, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e organização criminosa. 
 
Durante o cumprimento dos mandados de busca, diversos veículos adulterados e produtos de crime foram localizados, o que gerou 12 prisões em flagrante. Na sequência, com o prosseguimento das investigações, foi oferecida nova denúncia pela prática de novos crimes de organização criminosa, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e corrupção de menores, ocasião em que foram requeridas e decretadas as prisões preventivas executadas nesta quarta-feira.
 
Apurou-se que o grupo trazia do estado de São Paulo para os municípios de Varginha e Elói Mendes automóveis produtos de crimes (furtos, roubos e estelionatos contra seguradoras) para desmanche e comercialização de peças em estabelecimentos comerciais locais. Estima-se que os sinistros fraudulentos, em 2016, causaram prejuízo de R$520 milhões, segundo a Confederação Nacional de Empresas de Seguros. 
 
Conforme o Gaeco, um advogado da organização, que possui envolvimento ativo com a prática dos crimes, também teve a prisão preventiva decretada. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)