Notícias | Meio Ambiente

Site varginhense conecta o plantio de árvores com o ambiente virtual

Com assessoria | 21/09/2018 - 16:39:52

Plataforma criada no início de 2017 já tem cerca de 200 árvores cadastradas

Na Semana Mundial da Árvore, uma boa reflexão é: o que estamos fazendo para promover a arborização de nossas cidades e promover a busca pelo meio ambiente mais equilibrado? Pensando nisso, foi criado em 2017, a plataforma Muda de Cidade para conectar o ato físico de plantar árvores com a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento delas mesmo estando longe. A cada seis meses novas fotos da situação atual das mudas são atualizadas e vinculadas ao perfil e histórico de quem plantou. 

A Muda de Cidade (www.mudadecidade.com.br) é uma plataforma real e virtual que contribui para a sensibilização, mobilização, monitoramento e manutenção de árvores nativas, fomentando o engajamento das comunidades envolvidas por meio de uma metodologia de “gameficação" da natureza. A ação possibilita o “enraizamento” da experiência vivenciada. 

O Grupo Unis e a CPFL Renováveis foram as primeiras instituições a acreditarem na proposta. Uma das áreas contempaldas é o entorno da Escola Rural Municipal Emílio Justiniano de Resende Silva localizada na região da Fazenda dos Tachos. Periodicamente a comunidade escolar é convidada a colocar a mão-na-massa para a manutenção dos exemplares, a última delas ocorreu na semana passada e as fotos já estão disponíveis no site. Cada árvore está acompanhada de plaquinha indicativa que consta o nome do plantador, assim como a da espécie plantada. Até hoje já foram plantadas 150 mudas, de cerca de quinze espécies.

A iniciativa colabora com a formação de uma nova floresta em volta do território da escola rural que é margeada pelo ribeirão dos Tachos. “Nossa ideia ali foi plantar as mudas às margens de afluentes do rio Verde, daí uma das importâncias do desenvolvimento do projeto naquela região”, explica Elaine Quintiliano, sócia da Sakey Comunicação, uma das empresas parceiras do projeto.

“Mais importante que plantar árvores, é zelar para que as mesmas se desenvolvam e que possamos desfrutar da sombra dela em um futuro próximo”, sintetiza Diego Gazola, idealizador do projeto e diretor da Muda de Ideia.

A Muda de Cidade é um projeto da Muda de Ideia e da Sakey Comunicação em parceria com a Florestal Casa da Árvore. Ações anteriores do projeto já aconteceram na Cidade Universitária do Unis e na Fazenda Estrela pela realização do festival Roça ‘n’ Roll no local. A edição na escola rural foi viabilizado pela CPFL Renováveis e conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Varginha por meio da SEDUC e SEAGRI, Coletivo Rede Varginha, Virada Varginha e alinhada com o Fórum Varginha 2.050.

O projeto está em expansão para contemplar outras empresas locais, e em breve chegará em outras cidades brasileiras. Para mais informações, acesse: www.mudadecidade.com.br ou entre em contato pelo email: plantarei@mudadeideia.com.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)