Notícias | Tecnologia

Unis Maker: primeiro laboratório de fabricação digital de Varginha será inaugurado no sábado

Com assessoria | 11/09/2018 - 20:18:34
Você já ouviu falar em laboratórios de fabricação digital? São espaços nos quais pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa.
 
Um laboratório de fabricação digital é tipicamente equipado com uma série de ferramentas controladas por computadores flexíveis que cobrem várias escalas de comprimento e materiais diferentes, permitindo a realização de inúmeras atividades simultaneamente.
 
Reforçando o compromisso da Instituição com a inovação e com o desenvolvimento da região, o Grupo Unis irá inaugurar no dia 15 de agosto o seu próprio laboratório “Unis Maker”, na Cidade Universitária. “O objetivo é desenvolver uma cultura de aprendizagem através da prática, a ‘Aprendizagem Maker’. Essa iniciativa irá permitir que os estudantes coloquem a mão na massa na realização de projetos, além de organizar um espaço transdisciplinar e aberto ao exterior”, explicou o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.
 
A inauguração será realizada a partir das 9:30h, e fará parte da agenda do evento Startup Maker, que está sendo organizado pelo Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI). O evento irá reunir 111 equipes formadas por aproximadamente 440 alunos do Grupo Unis que participam do Concurso Inova Unis 2018, e desenvolverão os protótipos reais referentes aos seus projetos, que vão desde novos produtos e serviços inovadores até soluções para empresas.
 
O Unis Maker estará disponível para uso a partir de sua inauguração, mediante reserva do espaço e das máquinas pelo e-mail: unismaker@unis.edu.br. O espaço poderá ser utilizado de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 14h às 19h. No período da noite o laboratório estará disponível para uso dos professores que poderão utilizar em suas aulas.
 
“Acompanhando de perto a tendência educacional global por meio de visitas técnicas e intercâmbios em países de educação de ponta, como a Finlândia, por exemplo, decidimos investir nesse segmento. Com o apoio de parceiros como o Banco Santander, Porto Seco Sul de Minas, Lojas Edmil e RN Tintas e Ferramentas, o Unis Maker foi criado com o intuito de permitir que qualquer pessoa possa ter acesso à fabricação digital e a uma rede global de conhecimentos”, ressaltou o Prof. Stefano.
 
Sobre o Unis Maker
 
O Unis Maker é um eixo de criação e inovação do Grupo Unis voltado à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao empreendedorismo. É também um centro de treinamento e capacitação de pessoas, um lugar de convívio e troca de conhecimentos. No Unis Maker, alunos, professores, empreendedores e a comunidade, podem desenvolver produtos e projetos, e recorrer ao auxílio de profissionais com experiência no uso das máquinas e ferramentas.
 
Os usuários poderão realizar trabalhos de prototipagem e criação utilizando equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadora CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)