Notícias | Educação

Resultado do Ideb mostra melhora nas escolas da rede municipal de ensino de Varginha

Com assessoria | 05/09/2018 - 17:09:19

 As escolas da Rede Municipal de Ensino de Varginha obtiveram crescimento expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. Os dados são referentes ao ano de 2017 e foram divulgados na última segunda-feira (3/9) pelo Ministério da Educação (MEC). 

O Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) passou de 6,2 para 6,7 e superou a meta estabelecida pelo MEC para o município em 2017 (6,1),  ultrapassando também a meta a ser alcançada em 2021 (6,6).  Com este desempenho, Varginha se destaca com o melhor ensino público da região, sendo importante ressaltar que o grupo de escolas da rede municipal manteve ou apresentou relevante crescimento nos índices do Ideb, em relação ao levantamento de 2015.
 
Em relação aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), Varginha teve um aumento de desempenho, passando de 5,4 para 5,7, superando o Ideb de Minas (4,4) e a meta a ser atingida em Minas (5,1). A meta estabelecida para os próximos anos, neste segmento, continua sendo um desafio para o município, para Minas e para o Brasil.
 
O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).
 
Os resultados do Ideb são importantes para que as escolas possam analisar e qualificar os dados coletados pelo Inep e corrigir e aplicar novas estratégias e políticas. Com a análise dos dados é possível, por exemplo, constatar onde estão os avanços e as dificuldades dos estudantes e, a partir daí, reformular ou potencializar a formação dos professores na área, como também rever e criar novas políticas públicas que viabilizem a melhoria da qualidade do ensino.
 
A Rede Municipal de Ensino de Varginha vem investindo no monitoramento de suas escolas, aplicando, com muito mais frequência avaliações diagnósticas, para que os professores possam acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos, e é dessas avaliações que os docentes levantam dados e subsídios para entender como podem ajudar cada aluno a superar as suas próprias dificuldades, aumentando o desempenho da escola como um todo.   Há também um incentivo pela busca de novas maneiras de ressignificar a aprendizagem dos alunos, fazendo-os agentes da construção do próprio conhecimento, através da utilização de estratégias inovadoras de ensino.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)