Notícias | Entretenimento

Museu Municipal faz tributo a Aristides Prince de Souza com exposição sobre o Cine Rio Branco

Com assessoria | 27/07/2018 - 16:15:52
Na noite desta quinta-feira (26/07), o Museu Municipal de Varginha abriu a exposição “Aristides Prince de Souza e o Cine Rio Branco” com a presença de 50 convidados. Participaram da abertura familiares, amigos, autoridades, ex-funcionários e interessados pela história e pelo monumento que o Cine Rio Branco representou para a cidade e região.
 
Aristides Prince de Souza foi idealizador, realizador e gerente do Cine Rio Branco, inaugurado no dia 11 de agosto de 1956 com 1480 lugares. Era considerado o cinema com a maior tela de projeção da América Latina. Aristides Prince faleceu há um ano, no dia 31 de julho de 2017, em Belo Horizonte.
 
Na exposição, o público poderá ver a planta original da construção do Cine Rio Branco, assinada pelo arquiteto José Braga Jordão que na noite de inauguração da exposição foi representado pelo filho Gilberto Braga Jordão. A planta foi apresentada à Prefeitura de Varginha em 17 de agosto de 1954 e recentemente foi doada ao Museu Municipal pela família Prince à Fundação Cultural. Há ainda cartazes dos filmes que foram exibidos e um baleiro com guloseimas vendidas na época, como balas Chita, Sonho de Valsa, chicletes Adams, balas Toff e Dadinhos Dizioli.
 
Quem visitou a abertura da exposição recebeu um libreto com a história de Aristides Prince e um encarte contendo um CD com as 100 músicas mais marcantes que eram executadas no Cine Rio Branco. Dentre elas o primeiro prefixo “Love is Many Splendored Thing”, com David Rose e Orquestra, no início da exibição dos filmes.
 
 
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 10 de agosto, de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Municipal fica localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro - abaixo da igreja Matriz.
 
A curatela da exposição é do servidor da Fundação Cultural, Hian Adler Garcia Nogueira, e contou com o acervo de Fábio Flausino, Messias Balboni, Rubens Rainato e Aloísio Prince. De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal, “com esta exposição, o Museu Municipal cumpre a função de resgatar e preservar a história de nossa cidade. Faz uma homenagem também à lembrança de um ano de falecimento de Aristides Prince de Souza, responsável pela disseminação da cultura cinematográfica em Varginha e região”.
 
 
Participaram da abertura o presidente da Câmara de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci; o ex-prefeito Aloysio Ribeiro de Almeida; os filhos do saudoso Aristides Prince, Aloísio, Míriam e Celso Prince; e o filho do saudoso José Braga Jordão, Gilberto Reis Jordão.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)