Notícias | Cidades

Prefeitura de Varginha entrega casa para moradores da Vila Vicentina

Com assessoria | 03/07/2018 - 12:41:54
Na última sexta-feira, 29 de junho, a prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, entregou 09 a moradores da antiga  Vila Vicentina, localizada no bairro Sion, que há 11 anos aguardavam por este momento. Construídas por meio do projeto de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários – URIAP, em convênio com a Caixa Econômica Federal, as compreende as ruas Quinca Procópio, Nicolino de Moraes e Horácio Gonçalves de Moraes. 
 
Durante a solenidade o Prefeito Antônio Silva fez a entrega simbólica a moradora da Casa 5, Rua 1, Marilda de Fátima Carlos. Felizes com este conquista, os contemplados que já estão estabelecidos em suas novas residências, receberam a visita o Prefeito, juntamente com o vice-prefeito Verdi Melo acompanhado do presidente da Câmara Leonardo Ciacci.
 
 
A Vila vicentina teve sua origem  pela Sociedade de São Vicente de Paulo, que através de seus representantes legais doou às de baixa renda pequenos lotes para que elas próprias ou com ajuda de terceiros construíssem suas moradias. Foi formada paulatinamente, com as casas construídas com os poucos recursos das famílias ou mesmo sobra de material, sem orientação técnico-profissional, ficando assim comprometida a qualidade das construções. Com o passar dos anos, o quadro familiar modificou-se pelo nascimento de novos membros, ou pela agregação de outros. Com isso estas moradias foram ganhando novos “anexos”, também de forma irregular e sem qualidade, que somado à deterioração, própria do tempo, agravou a situação tornando as moradias insalubres, sem ventilação, pequenas para o número de pessoas que as habitam, com sérios problemas para o bem estar de seus moradores.
 
Em 2007, a administração municipal daquela época  desalojou os moradores de suas residências e demoliu os imóveis para abrir uma nova rua no referido espaço urbano, colocando as famílias em situação de aluguel social durante os últimos onze anos.
 
Com o objetivo de proporcionar às famílias desalojadas de suas casas e na dependência do aluguel social uma moradia digna e de conformidade com as melhores condições de habitabilidade, a administração atual, a partir de 2017, por meio do projeto de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários – URIAP, em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), construiu 9 casas de elevado padrão, corrigindo, desta forma uma injustiça que perdurava há 11 anos.  
 
“Hoje para nossa administração é um dia especial, quando concretizamos mais um projeto, que foi sonhado e concretizado a várias mãos”, disse o prefeito ressaltando a participação é esforços do atual secretário de Habitação, Francisco Graça de Moura, do ex-secretário de Habitação como secretário  e atual de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira, e do Vice Prefeito Verdi Melo, que atuou nesta frente de trabalho enquanto Vereador em 2007 e  como secretário de Planejamento da atual administração. 
“Vendo estas casas que hoje são entregues a seus proprietários, sentimos a sensação de que valeu a pena todos os esforços em prol do projeto URIAP. Travamos uma dura batalha que fomos vitoriosos”, disse o vice-prefeito Vérdi Melo. 
 
A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais, de membros da equipe de Habitação da Sehad e da Guarda Civil Municipal.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)