Notícias | Geral
03/07/2018 - 11:05:38
Varginha é a 12ª cidade mais desenvolvida de Minas, diz Índice Firjan
Da redação
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Varginha figura com nota 0,8224, classificada como Alto Desenvolvimento. (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Varginha é a 12ª cidade mais desenvolvida de Minas e a 222ª do país, segundo os critérios da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan. O relatório com os índices das cidades brasileiras foi divulgado na última sexta-feira (29/06), com dados de 2016. 
 
Segundo a Firjan, a crise econômica que o país enfrentou nos últimos anos fez com que o nível socioeconômico das cidades brasileiras retrocedesse três anos. De acordo com o estudo, na comparação com 2015, as áreas de educação e saúde tiveram o menor avanço da última década e não compensaram as perdas do mercado de trabalho nos últimos anos.
 
A análise mostra que o país está bem longe das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), monitoradas pelo IFDM. A meta, por exemplo, de universalizar a educação na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos poderá ser atingida somente em 2035, caso o crescimento observado de 2014 a 2016 se mantenha.
 
Na análise de Emprego e Renda, o IFDM aponta que, entre 2015 e 2016, foram fechados quase 3 milhões de postos de trabalho formais no país. Em 2016, apenas 2.254 cidades geraram empregos, ou seja, quase 60% fecharam postos de trabalho, incluindo capitais e grandes centros econômicos.
 
Dados de Varginha
 
No índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM, Varginha figura com nota 0,8224, classificada como Alto Desenvolvimento. 
 
Varginha recebeu boas notas em Educação (0,8573) e Saúde (0,8976). No entanto, no item Emprego e Renda, a nota 0,7142 é considerada como Desenvolvimento Moderado. A crise econômica afetou emprego e renda em 35,2% das cidades mineiras, segundo o estudo.
 
Minas Gerais
 
Patos de Minas, única representante mineira entre os 100 maiores IFDMs do país, foi a melhor avaliada do estado (0,8586) no ranking geral, com alto desenvolvimento em Saúde e Educação e moderado em Emprego e Renda. A cidade lidera o ranking estadual, assim como os municípios de Poços de Caldas, Extrema, Lagoa Prata e Uberlândia estão entre as 10 melhores, desde 2015.
 
Todas apresentaram alto desenvolvimento no índice geral do IFDM. Lagoa Santa e Perdigão, que passaram de regular para moderado, estão entre as 10 mais desenvolvidas, pela primeira vez, desde o início da série histórica. Porém, Minas Gerais é o estado com maior número de municípios com baixo desenvolvimento na vertente de Emprego e Renda. Última colocada no ranking mineiro, Bertópolis está entre os 100 menores IFDMs do país e, Crisólita, foi a única a recuar nas três áreas de desenvolvimento. Das 842 cidades mineiras analisadas, mais da metade, 465, alcançaram desenvolvimento apenas regular em Emprego e Renda; 296 (35,2%) apresentaram baixo desenvolvimento e apenas 81 (9,6%) avançaram moderadamente.
 
Critérios
 
O índice monitora todas as cidades brasileira e avalição de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento. Cada uma delas é classificada em uma das quatro categorias do estudo: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,04), desenvolvimento regular (0,04 a 0,06), desenvolvimento moderado (de 0,06 a 0,08) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). São acopanahdas  as áreas de emprego e renda, saúde e educação.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no RSS.

Comente a Notícia!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)