Notícias | Cidades

Associação Vida Viva esclarece sobre suposta suspensão do atendimento assistencial da entidade

Com assessoria | 06/05/2018 - 10:57:51

Na última semana, devido a um erro de comunicação do serviço social da Associação Vida Viva, espalhou-se uma informação equivocada acerca de uma suposta suspensão do atendimento assistencial da entidade.

Neste domingo (06), a entidade por meio de sua presidente, emitiu nota esclarecendo o equívoco das informações. Confira a nota na íntegra.

Nota de Esclarecimento à população regional

A Diretoria Voluntária da Associação do Voluntariado Vida Viva vem prestar os seguintes esclarecimentos à população regional e às Secretarias Municipais de Saúde:

Recentemente, em função de um lamentável erro de comunicação pelo qual antecipamos nosso pedido de desculpas, foi encaminhado às Secretarias de Saúde de grande parte dos municípios da região um ofício que, por seu teor, erroneamente levou à interpretação de que a Vida Viva não mais iria prestar serviços assistenciais aos pacientes oncológicos, incluindo a suspensão do fornecimento de medicamentos e suplementos alimentares. 

Pedimos encarecidamente à população e às Secretarias Municipais de Saúde que desconsiderem o comunicado anterior por completo, uma vez que o referido documento não conseguiu explicar o objetivo do – tão necessário e urgente - planejamento de contenção de despesas da entidade e o pedido de parceria aos municípios que é parte fundamental do referido planejamento.
No que se refere à diminuição dos recursos financeiros obtidos através de doações, o que houve, na verdade, especialmente nos dois últimos anos, foi um expressivo aumento do número de pacientes e dos custos em geral, principalmente em se tratando de medicamentos, suplementos alimentares, cadeiras de rodas e banho, camas hospitalares, muletas e andadores, chinelos, cobertores, material de higiene, aparelhos de oxigênio e CEPAPS (que emprestamos, por tempo indeterminado, aos pacientes). Também observamos altas nos preços de alimentos para montagem de cestas básicas; fraldas e itens para o preparo de lanches reforçados que fornecemos para pacientes e seus acompanhantes.

Merecem registro, ainda, os gastos com salários de profissionais à disposição dos pacientes e seus familiares. Atualmente, são duas psicólogas, dois assistentes sociais, uma farmacêutica, advogados, uma quitandeira, duas faxineiras e um motorista, além de outros profissionais administrativos e equipe de captação de recursos através de “tele-doações”. 

Por maior que fosse a arrecadação, portanto, os gastos para amparar a mais de dois mil e seiscentos pacientes cadastrados, muitas vezes, eram superiores às receitas. Mas, com campanhas prontamente atendidas pela generosidade do povo de Varginha e região; com a adesão de empresas socialmente responsáveis e com a participação valorosa de nossos voluntários, nunca deixamos que o atendimento fosse prejudicado. Agora, contudo, se fez obrigatória uma revisão das estratégias financeiras e um grandioso esforço no sentido de reduzir custos.

A Vida Viva não parou e não vai parar de acolher, amparar, orientar e oferecer assistência aos pacientes cadastrados. Dentro dos limites e recursos de que dispuser. 
 
De fato, estamos pedindo que os municípios que puderem arcar com os medicamentos de seus pacientes o façam, para que a Vida Viva possa continuar amparando novos assistidos; mas todos terão um tempo para se organizarem. Os municípios que entenderem nossa necessidade de parceria terão nosso apoio e podem contar com a experiência da entidade na atenção às demandas de seus pacientes; temos várias ideias para sugerir. Queremos e precisamos trabalhar juntos.

A Vida Viva, em seus 22 anos de existência, comemora e agradece com alegria e muita honra o fato de que, apesar da crise financeira, a população regional vem se esforçando para manter e ampliar seu apoio à associação.

Reiteramos, por fim, o sincero pedido de desculpas da Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva pela comunicação equivocada e convidamos os gestores dos 200 municípios pactuados com a Oncologia do Hospital Bom Pastor para que venham visitar a entidade e constatar, como foi registrado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que a gestão da Vida Viva, superando qualquer crise, graças a seus benfeitores, funcionários e mais de 200 voluntários, tem conseguido levar acolhimento, esperança, fé e dignidade para milhares de pessoas com câncer. 
  
A sede da entidade, na Rua Alzira Magalhães Barra, 166, parque Boa Vista, em Varginha, está de portas abertas para receber quem precisa de ajuda para enfrentar o câncer; e quem, abençoadamente, pode oferecer qualquer tipo de colaboração. Mais informações pelo tel.: (35) 3690-2900.    

Meryvone Mansur Bíscaro, presidente voluntária
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)