Notícias | Meio Ambiente

Moradores acusam a Copasa de lançar esgoto sem tratamento no Rio Verde em Varginha

Da redação | 27/03/2018 - 19:27:29
Companhia se defende e diz que o esgoto é tratado antes de ser lançado no rio e que segue os padrões vigentes na legislação ambiental
 
Moradores de Varginha acusam a Copasa - Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais de lançar esgoto sem tratamento no Rio Verde na região do bairro Centenário e no local conhecido como “Caixão”. Pelos vídeos e fotos compartilhados pelas redes sociais, é possível notar uma água escura e uma espuma branca. De acordo com os moradores, o mau cheiro no local é muito forte.
 
 
O canoísta e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, pelo seu pefil no Facebook, informou que já realizou várias denúncias contra a Copasa, mas que até o momento nada foi feito.
 
Procurada pelo Varginha Online, a Copasa informou que todo o efluente (esgoto) lançado no Rio Verde é tratado segundo as normas e padrões vigentes na legislação ambiental. Sobre a cor escura da água e o mau cheiro dos locais onde são lançados os efluentes, a Copasa informou que são fatores característicos do processo de tratamento biológico implantado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que realizado por bactérias anaeróbias. A Copasa disse ainda, que a coloração e o mau cheiro não significam problemas no tratamento.
 
 
Segundo a Copasa, 91,74% do esgoto da cidade é tratado pela Companhia. A porcentagem restante é de clientes que optaram por soluções alternativas de coleta de esgoto, não estando conectados às redes coletoras da Copasa.
 
Licença e fiscalização
 
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadilson Barra Ferreira, as licenças ambientais e fiscalizações nas questões que envolvem o tratamento de esgoto são responsabilidades da Supram – Superintendência Regional do Meio Ambiente. O secretário ainda afirmou que por se tratar de um assunto de interesse do município, mantem contato direto com a Copasa como forma de garantir uma prestação de serviço eficiente.
 
 
Em contato com a Supram – Superintendência Regional do Meio Ambiente, foi informado ao Varginha Online que a fiscalização é realizada periodicamente pelo Núcleo de Controle Ambiental. Nestas fiscalizações são verificados o cumprimento de todas as condicionantes estabelecidas para a licenciamento ambiental.
 
 
Questionada sobre o aspecto do esgoto lançado no rio, a Supram informou que apenas pelo visual da água não é possível atestar se o nível do tratamento do esgoto está dentro dos padrões exigidos. A Supram informou ainda que de seis em seis a Copasa é obrigada a apresentar laudos atestando as condições do tratamento do esgoto.
 
 
Sobre as denúncias do morador, a Polícia Ambiental de Varginha já esteve no local e solicitou à Copasa para apresentar a documentação comprovando a qualidade dos efluentes lançados no rio.
 
Segundo apurou o Varginha Online, a Copasa vem sofrendo autuações constantes pelo não cumprimento das exigências legais.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)