Notícias | Cidades

Febre Amarela: Dois macacos são encontrados mortos no bairro Centenário em Varginha

Da redação | 16/01/2018 - 15:15:21
Animais já foram enviados para análise na Funed, em Belo Horizonte; vacinação contra a febre amarela será intensificada no município.
 
Dois macacos foram encontrados mortos no bairro Centenário, em Varginha, entre domingo (14) e esta terça-feira (16). Segundo a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Roseane Silva, amostras dos animais já foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
 
Ainda conforme a coordenadora, devido à localização dos animais, será feita uma área de isolamento na região onde eles foram encontrados. Agentes de saúde também devem visitar todas as casas para saber quem ainda não foi vacinado contra a febre amarela.
 
Cerca de 5 mil doses da vacina serão distribuídas para vacinação nos postos de saúde do município. No próximo sábado (20), será feito um mutirão para organizar e atualizar o banco de dados do Programa Nacional de Imunização. No domingo (21), será intensificada a vacinação na zona rural, de 8h às 16h, com atualização de cartões e visita casa a casa.

Informações Gerais
 
A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde que realizam vacina, é gratuita e faz parte do calendário básico (de 9 meses a 59 anos);
 
Quem ainda não vacinou, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, levando a Carteira de Vacina;
 
Pessoas que vão viajar para onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos), e para as áreas internacionais, a vacina deve ser administrada com dez dias de antecedência para que o organismo tenha tempo de produzir anticorpos. Para as viagens internacionais é necessário o registro da vacina contra Febre Amarela no Certificado Internacional de Vacinação, que pode ser solicitado na Policlínica Central das 07h30 às 12h30.
 
Todas as dúvidas em relação a vacina poderão ser esclarecidas nas Unidades de Saúde do município;
 
Esclarecendo sobre a doença
 
Características clínicas e epidemiológicas
 
O que é? A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas.

Qual o microrganismo envolvido?
O Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.
 
Quais os sintomas?
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Como se transmite?
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. O contágio ocorre através do mosquito que após picar uma pessoa infectada, pica outra, se essa não for vacinada contrai a doença.
 
Nota: A febre amarela pode aparecer tanto em áreas urbanas, como silvestres e rurais. Sendo que, em áreas silvestres a transmissão é realizada pelo mosquito do gênero Haemagogus, que picam os macacos, principais hospedeiros e posteriormente o homem, já em áreas urbanas a transmissão é realizada pela pessoa não imunizada, que uma vez infectada em áreas silvestres, serve como fonte de infecção para o Aedes aegypty (mosquito da dengue).
 
Vigilância epidemiológica: Tem por objetivos manter erradicada a febre amarela urbana e controlar a silvestre. Todos os casos suspeitos da doença devem ser investigados, visando mapeamento das áreas de transmissão e identificação de populações de risco para prevenção e controle.
 
Notificação:
- Ocorrência de suspeita de febre amarela deve ser notificada imediatamente e investigada o mais rapidamente possível, pois se trata de uma doença grave e de notificação compulsória internacional - todos os casos suspeitos devem ser informados às autoridades sanitárias, já que um caso pode sinalizar o início de um surto, o que pede medidas de ação imediata de controle.
- Notificar morte de macacos em região urbana e rural. 
 
Como se prevenir?
A única forma de evitar a Febre Amarela Silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. 
 
Fonte: ANVISA/FIOCRUZ/SES/MS
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)