Notícias | Cidades

4º Encontro das Folias de Reis de Varginha reúne multidão na Concha Acústica

Com assessoria | 08/01/2018 - 13:02:50
Apresentação das 21 companhias de Reis emociona o público
 
Na manhã deste domingo (7) aconteceu o 4º Encontro de Folias de Reis de Varginha. A celebração teve missa na Igreja Matriz e a apresentação de 21 companhias de Reis na Concha Acústica.
 
 
Em uma demonstração de fé e devoção, durante a missa em celebração o Dia dos Santos Reis, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo ficou lotada. Logo após a missa, as companhias de Folia de Reis seguiram em cortejo até a Concha Acústica onde houve a apresentação de todos os grupos.
 
 
Presente na celebração, como de costume o vice-prefeito Vérdi Melo não conteve a emoção ao conduzir a bandeira até o altar para receber a bênção do Divino Espírito Santo.
 
 “Todos os anos faço questão de participar dos festejos da Folia de Reis, um marco na nossa cultura, que graças a dedicação destas pessoas se mantem vivo em nossa cidade, com apoio da administração que reconhece esta manifestação população com o merecido respeito. Queremos aqui agradecer a Fundação Cultural pelo empenho na realização deste evento que a cada ganha mais espaço entre a comunidade que  aplaude com suas presença nas ruas”, declarou Verdi.
 
 
 “Já se tornou tradição a Matriz ficar lotada nesta festividade religiosa. Esperamos mais de mil pessoas dentro da igreja e muito mais na Concha Acústica e nos surpreendemos com  a participação de uma multidão de pessoas de todas as idades que foram assistir as apresentações com os cantos e danças dos marungos”, comemorou.
 
 
O Município de Varginha incentiva a preservação cultural das Folias de Reis que são bens tombados e imateriais. Várias ações tem sido desenvolvidas para a manutenção desse costume como um documentário que foi elaborado pela Fundação Cultural, uma gincana que mobilizou estudantes que tiveram inclusive que fazer as vestimentas de marungos e anualmente é realizado o encontro.
 
 As Folias de Reis relembram os Três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar)  que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Menino Jesus Cristo para render homenagens e dar presentes.
 
Esse ano, 21 Folias de Reis participaram do Encontro:
 
- Nossa Senhora do Rosário
- Rei dos Reis
- Irmãos da Fé
- Nossa Senhora da Guia
- Sagrada Família
- Santo Expedito
- São Joaquim
- Imaculada Mãe dos Anjos
- São Jorge
- São José
- São Marcos
- Lenço Preto
- São Benedito
- Santa Cruz
- Cardoso e Amigos
- Nossa Senhora do Carmo
- Reis do Oriente
- São Lázaro
- São João Batista
- Estrela Brilhante
- Cia dos Peões
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)