Notícias | Cidades

EPTV Lança ''O Especial do Café''; Primeiro episódio será exibido no Jornal da EPTV Primeira Edição

Com assessoria | 05/12/2017 - 17:41:00
O café especial é o tema da nova série de reportagens com oito episódios que vai ser exibida  de 6 a 15 de dezembro no Jornal da EPTV Primeira Edição. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, mas não é o país do café especial. Ainda. Muitos produtores mudaram a lavoura para produzir qualidade. O ESPECIAL DO CAFÉ vai mostrar essa transformação. Foram oito meses de produção. A equipe mapeou onde estão os melhores cafés do Brasil.
 
Os jornalistas da EPTV também foram para a Costa Rica. O país da América Central é exemplo de política bem definida para a cafeicultura. Por decisão do governo, só é permitido colher grãos maduros em todos os cafezais. O produtor tem a garantia de um preço mínimo para a saca. Mas nem tudo é perfeito, encontramos crianças trabalhando em lavouras costarriquences e péssimas condições de trabalho para indígenas panamenhos e nicaraguenses.
 
O consumo de café de qualidade cresce mais que o consumo de café comum no mundo. As modernas cafeterias têm sempre novidades no modo de preparo da bebida. Levamos o café gelado, na garrafa, para o teste das ruas. Será que agradou? Hoje, é possível tomar um cafezinho e, por um aplicativo de celular, saber onde aquele café foi produzido, a que altitude, que nota recebeu dos especialistas. É a terceira onda do café.
 
Fomos a propriedade do cafeicultor que tem o recorde mundial de pontuação para café natural. O lote, comprado por uma gigante americana, saiu da Serra da Mantiqueira, região que produz um dos melhores cafés do planeta.
 
O Cerrado Mineiro é outro destaque da série. É a única região cafeeira do país que tem o cobiçado selo de Denominação de Origem, a DO, concedido a poucos produtos. É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
 
Em Piatã, na Chapada Diamantina, no meio do nordeste brasileiro, os produtores encontraram o ambiente ideal para produzir um café exótico, muito bem avaliado pelos especialistas.  Os pequenos produtores baianos não param de ganhar prêmios em concursos de qualidade.
 
Também visitamos a Costa Rica, país que só produz café especial e é destaque no mercado mundial de cafés de qualidade. Lá, o governo exige e consegue preços superiores do que os oferecidos pelo mercado. O Especial do Café começa a ser exibido nesta quarta-feira no Jornal da EPTV Primeira Edição.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)