Notícias | Cidades

Mesmo após anúncio, obras de duplicação da BR-491 seguem paradas entre Varginha e Três Corações

G1 Sul de Minas | 22/10/2017 - 22:55:58
Governador Fernando Pimentel (PT) anunciou início das obras em 28 de setembro, mas por enquanto, nada saiu do papel.
 
As obras de duplicação da BR-491, entre Varginha e a Rodovia Fernão Dias, anunciada no final de setembro, ainda não começaram. Até agora, só a placa com o anúncio da obra foi colocada na rodovia. Enquanto isso, os motoristas convivem com o grande movimento no trecho e o medo dos acidentes, que são frequentes.
 
"Só tá na conversa né, promessas fazem muito. Mas o que é preciso fazer eles não fazem não", disse o caminhoneiro Robson Marques Costa.
 
A ideia é deixar o trecho de 18 quilômetros da BR-491 restaurado e com capacidade para receber mais veículos com a duplicação. Pelas contas do governo, a obra vai custar R$ 70 milhões e deve ficar pronta em 2 anos. Resta saber quando a obra vai começar de fato.
 
A obra foi anunciada pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante visita a Varginha no dia 28 de setembro. Na época, o governador disse que as obras começariam já na semana seguinte.
 
"Já estamos com contrato assinado com um consórcio de empresas, havia uma disputa jurídica que já foi equacionada e acreditamos que na semana que vem, já terá máquinas se deslocando pra cá para começar as obras", disse o governador em entrevista à EPTV Sul de Minas no dia 28 de setembro.
 
A BR-491 é um acesso importante para quem passa por Varginha e segue para Três Pontas, Elói Mendes e Três Corações. No entanto, o trecho é considerado perigoso. A pista simples é movimentada e é um prato cheio para os acidentes.
"Geralmente quando você está com o carro mais pesado, treme tudo aqui, mas esse trecho é muito perigoso, então sempre tem que tomar muito cuidado", disse a coordenadora de marketing, Maruska Dartizia.
 
A duplicação é a esperança de muita gente que roda no trecho. "Aqui é muito perigoso, as curvas muito fechadas, a duplicação vai melhorar bastante", disse a autônoma Marta de Salles.
 
Em nota, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) informou que o projeto está em andamento, com a realização dos serviços preliminares à obra, fase denominada mobilização, em que são efetuadas a seleção e contratação dos trabalhadores, serviços de topografia, marcação e programação de remanejamento dos postes de energia elétrica instalados na faixa de domínio, entre outros.
 
Ainda conforme o órgão, para a próxima semana estão programados os trabalhos de instalação de linhas de bueiros e início da supressão de árvores próximo ao entroncamento com a BR-381, no sentido Varginha, área em que, conforme o DER, os procedimentos de desapropriação estão mais adiantados.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)